Mais de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo precisam de um ou mais produtos assistivos, como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos ou aplicativos que apoiem a comunicação e o desenvolvimento, destacou matéria da CNN Brasil. No entanto, quase 1 bilhão delas não têm acesso, principalmente em países de baixa e média renda, onde o índice pode chegar a 3% da necessidade desses equipamentos.
Os dados são de um novo relatório publicado nesta segunda-feira (16) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Relatório Global sobre Tecnologia Assistiva apresenta evidências inéditas sobre a necessidade global e o acesso a produtos assistivos. O documento fornece uma série de recomendações para expandir a disponibilidade e o acesso, aumentar a conscientização sobre a necessidade e implementar políticas de inclusão para melhorar a vida de milhões de pessoas. “A tecnologia assistiva é uma mudança de vida.
Ela abre as portas para a educação de crianças com deficiência, emprego e interação social para adultos que vivem com deficiência e uma vida independente e digna para os idosos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em comunicado. A OMS e o Unicef pedem que os países ampliem o financiamento e priorizem o acesso à tecnologia assistiva.