Brasília, urgente

Representantes dos candidatos a presidente falam sobre desafios da Saúde

Em uma série de entrevistas, o site JOTA juntamente com a farmacêutica Roche, escuta os representantes das campanhas dos presidenciáveis que lideram as principais pesquisas pré-eleitorais do Brasil sobre os principais desafios para o futuro da saúde no Brasil. Cada representante teve o tempo máximo de quatro minutos para articular a sua resposta. Um setor diretamente impactado pela pandemia de Covid-19, sistemas de saúde sobrecarregados e desafios complexos relacionados à infraestrutura, financiamento, modernização de políticas públicas e digitalização. São inúmeros os desafios a serem enfrentados pelo próximo presidente da república no cenário da saúde. Confira aqui os depoimentos referentes às principais propostas para os desafios que vivemos hoje. 

Também foram questionados sobre o financiamento da saúde, um dos principais desafios não só do sistema público, mas também das instituições privadas, que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a participação de instituições privadas no financiamento da saúde, sobretudo no que se refere ao plano estratégico de saúde digital. Confira aqui os depoimentos. Não é novidade que os sistemas de saúde brasileiros estão sobrecarregados e enfrentam o desafio de equilibrar a disponibilização de tecnologias inovadoras à sociedade, com uma gestão sustentável. O compartilhamento de risco e o reembolso personalizado são muito úteis para equilibrar essa equação. Confira aqui os depoimentos referentes a modelos de reembolso personalizado e compartilhamento de risco na saúde.

Apesar do avanço tecnológico, as instituições de saúde têm dificuldade em compilar dados e transformá-los em indicadores para realizar monitoramento e ações baseadas nessas informações. Devido às ineficiências sistêmicas, gestores (federal, estados e municípios) não têm clareza sobre como otimizar a governança dos recursos e melhores investimentos em saúde. Confira aqui os depoimentos referentes ao uso de dados na saúde e as possibilidades de avanço para o Brasil nesta área. Um dos principais gargalos da Saúde no Brasil é a mobilidade: como pacientes de milhares de pequenas cidades com difícil acesso ou pouca estrutura podem ser bem atendidos?

Esse é um dos diversos desafios que o próximo presidente da República e seu ministro da Saúde terá de enfrentar. Confira aqui os depoimentos referentes à saúde e mobilidade e o que deve ser priorizado no próximo plano de governo para que pacientes tenham melhores condições de mobilidade para acessar os serviços da atenção primária, secundária e terciária do país.


Envie sua opinião