Brasília, urgente

Vacina contra varíola dos macacos será disponibilizada ‘se necessário’, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (1º) que ’se houver necessidade’ o Brasil terá vacinas contra a varíola dos macacos, informou o Valor Econômico. O ministro não explicou como seria o processo de compra nem a quantidade de doses necessárias para imunizar público-alvo. ’Trabalhamos em parceria com a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]. Se houver necessidade, teremos vacina para aplicar no público-alvo, que são os profissionais de saúde com contato direto com pacientes’, disse Queiroga em entrevista à CNN.

Não é uma vacina igual à usada no passado para varíola’, explicou o ministro. ’Mas é uma vacina de vírus inativo não replicante’. Ele acrescentou que o Ministério da Saúde está monitorando a evolução dos casos suspeitos no Brasil. ’Estamos nos reunindo diariamente na sala de situação’. No momento, o Brasil monitora quatro casos. Um deles é de um paciente de 16 anos, morador de Porto Quijarro, na Bolívia, que está internado e isolado em Corumbá, em Mato Grosso do Sul. No Ceará, um morador de Fortaleza apresentava sintomas similares aos da doença: febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares.

Em Santa Catarina, o caso suspeito é de uma mulher que apresentava também erupções cutâneas. E no Rio Grande do Sul, um viajante de Portugal está sendo monitorado em Porto Alegre. Segundo o Ministério da Saúde, 23 países já confirmaram 333 casos de varíola dos macacos em humanos. 


Envie sua opinião