Brasília, urgente

Venda de genéricos avança mais de 9% em 12 meses

NK Consultores – A venda de genéricos evoluiu 9,09% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do IQVIA, destacou matéria do portal Panorama Farmacêutico. De novembro de 2021 a outubro de 2022 foram comercializadas 1,8 bilhão de unidades de remédios dessa categoria no Brasil. Esse montante representa 35,27% do total do mercado de medicamentos em unidades. Segundo a publicação, na carona do aumento na venda de genéricos, os biossimilares cresceram 21,55%, chegando 1,39 milhão de unidades vendidas entre novembro de 2021 e outubro de 2022.

Esses medicamentos são utilizados para tratamento de mais de 50 patologias, envolvendo entre elas doenças autoimunes, diferentes tipos de câncer, doenças inflamatórias crônicas e raras, e já representam 8,25% do mercado total de medicamentos biológicos. Dos 32 remédios do gênero já registrados pela Anvisa, 21 receberam aprovação entre 2018 e 2019. Além disso, outros cinco já estão na fila. A agência, inclusive, instituiu a RDC 205 para criar uma fila de prioridade na análise desses medicamentos – especialmente os que atuam no combate a doenças raras. Mas quando o assunto é a incorporação do biossimilar, a frequência é outra. Atualmente, o SUS disponibiliza apenas cinco biossimilares, voltados para tratamentos oncológicos e doenças reumáticas.

E somente dois são produzidos inteiramente no Brasil – o ritumixabe, da Sandoz para casos de artrite reumatoide e linfoma não-Hodgkin; e a somatropina, do Laboratório Cristália, usado no combate ao hipopotuitarismo, uma espécie de deficiência do hormônio do crescimento. Para acessar a matéria completa, clique aqui


Envie sua opinião