Alto contraste

NAP

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO NAP DO DIA 12/02/2026

DESTAQUES – TEMAS EM DEBATE

Nesta reunião semanal do Núcleo de Atuação Parlamentar NAP, da Diretoria de Assuntos Parlamentares da AMB, foram discutidos os seguintes temas em destaque:

  1. CÂMARA AGILIZA TRAMITAÇÃO DE PROJETO QUE PREVÊ QUEBRA DE PATENTE DE CANETA EMAGRECEDORA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda feita, dia 9, a tramitação em REGIME DE URGÊNCIA do projeto de lei que permite a quebra de patente de medicamentos de tirzepatida, usados no tratamento de diabetes mellitus tipo 2 e obesidade.

O projeto dá o caráter de “interesse público” aos medicamentos Mounjaro e Zephound. Com a quebra de patentes outras empresas poderiam fabricar medicamentos semelhantes e aumentar a oferta dos produtos.

no contexto entra a ANVISA que alerta para mortes por pancreatite por uso inadequado das canetas emagrecedoras.

Registros crescem a cada ano com notificações coletadas em pesquisa clínica (225 notificações de eventos adversos) como resultado do uso das canetas emagrecedoras. Alertas emitidos no ano passado registram que a semaglutida, um desses medicamentos injetáveis, pode causar até perda de visão irreversível.

  1. ENAMED e PROFIMED 

o   Senado analisa um projeto que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (PROFIMED) como pré-requisito para o registro profissional,l em meio a polêmica sobre o resultado insatisfatório de mais de 30% das universidades no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED).

O projeto é o 2294/2024 do Senador Astronauta Marcos Pontes e o relator da matéria o senador Dr. Hiran. O texto está em fase final de análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) onde passou por alterações e espera votação em turno suplementar.

Há impasses na proposta: alguns parlamentares criticam a iniciativa e defendem o ENAMED.

Este foi aplicado pela primeira vez em 2025, é realizado pelo Ministério da Educação através do INEP, verifica se os estudantes que concluíram os cursos têm as habilidades e competências exigidas e permite o aproveitamento de seus resultados nos programas de residência médica. Mas, por enquanto, notas insuficientes não impedem o exercício da medicina

O IMPASSE:

Há discordâncias, não somente quanto ao exame, mas também sobre quem deve aplicá-lo. A proposta do PROFIMED delegaria ao CFM a atribuição da aplicação do exame. Senadores como Rogério Carvalho e Zenaide Maia defendem o ENAMED, sob a responsabilidade do Ministério da Educação. A matéria seria votada em turno suplementar na última reunião na CAS, Comissão de Assuntos Sociais, mas foi adiada pelo pedido de vista do senador Rogério Carvalho.

PROJETOS DE LEI ANALISADOS

  1.  PL 6146/2025: Para instituír o Estatuto do Parto Humanizado, com o objetivo de garantir atendimento interdisciplinar à mulher e ao recém-nascido por um enfermeiro obstetra ou obstetriz na assistência ao trabalho de parto, nascimento e período puerperal, nas instituições públicas e privadas de saúde, em âmbito nacional além de outras providências.

Status no NAP: Apensado ao PL 6567/2013 – Aguardando Parecer do(a) Relator(a) Dep. Lídice da Mata (PSB-BA), na Comissão de Educação (CE).

Deliberação: Enviar para a FEBRASGO e monitorar.

OBS: A Santa Casa de Anápolis solicitou presença (virtual) para discutir o tema em questão.

Acesse o projeto de lei aqui!

  1.  PL  238/2026: Dispõe sobre a obrigatoriedade de instituição e manutenção de Programa de Prevenção de Erros de Medicação (PPEM) pelos hospitais do País.

Status: Plenário do Senado Federal aguardando despacho.

Deliberação: Monitorar e fazer contato com o relator quando indicado.

Acesse o projeto de lei aqui

  1.  PL 157/2026:  Altera a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, para dispor sobre a licença compulsória por interesse público em saúde oncológica. 

Status: Plenário do Senado Federal aguardando despacho.

Deliberação: Monitorar

Acesse o projeto de lei aqui