Reunião da ABRAN Traça Metas e Ações para 2025 - AMB

Reunião da ABRAN Traça Metas e Ações para 2025

Voltar ao blog

Alinhar os desafios e consolidar o Planejamento para 2025 marcou a reunião da Diretoria da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia- que aconteceu no último final de semana, de 31.01 a 02.02, em Campinas (SP).

“Em três dias de trabalho e muita discussão científica, se reafirmou nosso propósito em ampliar a abrangência e conhecimento da Nutrologia no país e continente latino-americano, com um olhar direcionado para a qualificação e regulamentação dos profissionais médicos, para sua atuação como nutrólogos. Também abrimos um debate sobre o papel expressivo dos posicionamentos da ABRAN – sempre com base em conceitos científicos – diante de temas de relevância para saúde e bem-estar e quais os principais passos a seguir este ano”, detalhou o Prof. Dr. Durval Ribas Filho – Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (USA), Presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia e docente da pós-graduação CNNUTRO.

Entre os pontos abordados no encontro, destaque para mostrar demonstrar e divulgar a importância do título de especialista em Nutrologia e do RQE – Registro de Qualificação de Especialidade – para a atuação do médico na área.

Um segundo foco esteve nas estratégias para fortalecer os procedimentos das atividades científicas, que estão no rol de abrangência do médico nutrólogo, e apontar que uma série de outros não são regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, portanto, não devem fazer parte das atividades médico-científicas relacionadas à atuação profissional do nutrólogo. 

Outra pauta que envolveu todos os membros da Diretoria foi sobre diretrizes e consensos que devem ser elaborados pela ABRAN, diante do seu papel como sociedade de especialidade médica oficial do CFM; Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e que, portanto, tem por responsabilidade e prerrogativa mostrar, cientificamente, a seriedade de determinadas conformidades e temas, para que a Nutrologia seja fortalecida não só no Brasil, mas também na América Latina.