Narguilé é um dispositivo usado para o fumo de essências, de tabaco ou outras substâncias entre elas algumas psicoativas.
O narguilé é composto por várias peças, isto é, fornilho (ou rosh, cabeça ou cerâmica) onde a mistura do tabaco é depositada; prato (ou cinzeiro) que recolhe as cinzas do carvão; corpo; jarro (base ou vaso) onde a água é inserida; mangueira (única ou múltiplas) e piteira, por onde flui a fumaça 1.
A mistura de tabaco usada neste dispositivo, também conhecida por essência ou massel, é composta, de um modo geral, por 30% de tabaco que é adocicado com 70% de mel de abelha ou melaço de cana-de-açúcar, além de umectantes e sabores de frutas como maçã, morango, manga, cappuccino, chocolate, baunilha, hortelã e até cheiro de rosas, que conferem aroma e atratividade específicas 2, conforme ilustrado na figura 1.
Para aquecimento da mistura do tabaco para narguilé, faz-se necessário o uso de briquete, que são blocos de carvão comprimido, ou pedaços de carvão vegetal em brasa que são colocados por cima de papel alumínio que envolve o fornilho1.
Com a sucção da piteira, a fumaça percorre o corpo do narguilé, borbulhando na água do jarro chegando ao usuário pela mangueira1.