Brasília, urgente

De 2019 a 2022, Ministério da Saúde incorporou cinco medicamentos ao Farmácia Popular

NK Consultores – O Programa Farmácia Popular é o principal programa para distribuição de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e atende mais de 20 milhões de brasileiros, informou a Agência Saúde. Atualmente, o Farmácia Popular conta com mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas em 4.397 municípios, em todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e uma cobertura de 78,9% dos municípios brasileiros com pelo menos um estabelecimento credenciado.

De 2019 a 2022, cinco medicamentos foram incorporados no Programa Farmácia Popular: • Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial); • Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial); • Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial); • Furosemida 40 mg (hipertensão arterial); • Dapagliflozina 10 mg (diabetes mellitus tipo 2 associada à doença cardiovascular, para maiores de 65 anos). Entre 2018 e 2021, a quantidade de medicamentos distribuídos aumentou de 13,8 bilhões para 14,3 bilhões de unidades. Até junho deste ano, mais de 7,2 bilhões de remédios foram entregues para a população brasileira. O Programa do Governo Federal pretende complementar a disponibilização de medicamentos utilizados do componente básico da assistência farmacêutica por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas.

O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e de forma subsidiada (copagamento) para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas. Na modalidade de copagamento, o Ministério da Saúde arca com parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Para ler a matéria completa acesse aqui


Envie sua opinião