WMA – World Medical Association

Associação Médica Mundial

Associação Médica Mundial

A Associação Médica Brasileira é filiada à Associação Médica Mundial (WMA, na sigla em inglês), organização internacional que representa os médicos de todo o mundo. Fundada em 1947, a missão da WMA é servir a humanidade na tentativa de estabelecer os mais altos padrões em educação, ciência, arte e ética médicas, além da assistência de qualidade a todos os cidadãos.

Site: www.wma.net

Participação da AMB na WMA


1 – Revisão da Declaração de Helsinki

Reunião WMA – Declaração de Helsinki: Fev/2023 – São Paulo 

AMB sedia Reunião da WMA para revisão da Declaração de Helsinque

Foi um sucesso a Reunião da WMA sediada pela AMB

– Leia a Declaração de Helsinki completa e traduzida para o português.

2 – Força de trabalho médico

Reconhecendo o sistema de saúde como dependente de recursos humanos, um planejamento extensivo faz-se necessário, de modo a garantir a cada país mão-de-obra médica suficiente em todos os campos de especialização. Carência significativa de recursos humanos na área médica é um desafio presente em todos os países, especialmente naqueles em desenvolvimento, onde existem restrições financeiras sérias. O problema se acentua pelo fato de que muitas nações não investem adequadamente na formação, recrutamento e retenção da mão-de-obra.

3 – Telemedicina/ Diretrizes para os médicos

A prevalência da Telemedicina em muitos países do mundo fez com que a WMA iniciasse um projeto de identificação dos princípios que norteiam os médicos que usam essa modalidade para oferecer serviços de assistência à saúde. A WMA define Telemedicina como “prática da Medicina a distância, cujas intervenções, diagnósticos e decisões sobre quais tratamentos e recomendações adotar estão baseados em dados, documentos e outras informações transmitidas pelo sistema de telecomunicações. Uso da tecnologia de informação e comunicação para possibilitar serviços de cuidado à saúde para grandes e pequenas distâncias”.

4 – Prescrição de medicamentos – um assunto para os médicos

O Brasil participa ainda, dentro do Comitê de Ética Médica da WMA, dos grupos de trabalho que discutem os seguintes assuntos:

5 – Declaração sobre pesquisa com células-tronco embrionárias

As pesquisas com células-tronco embrionárias têm crescido muito rapidamente dentro da biotecnologia e as formas como podem ser coletadas cria questões éticas específicas e problemáticas. Algumas legislações proíbem a obtenção e o uso de células-tronco embrionárias. Outras concordam em coletar esse material, mas proíbem a produção de embriões apenas para fins de pesquisa.

6 – Uso de placebo em pesquisa médica

Não há consenso se ou para que a extensão do uso controlado de placebo deveria ser permitida na pesquisa médica quando houver intervenção comprovada. Esse problema leva para a questão central da pesquisa em seres humanos: é permitido aos médicos negar uma possível opção de tratamento efetivo e, por esta razão, expor os participantes a riscos, conscientemente, evitáveis?

7 – Declaração de Genebra

As alterações promovidas na Declaração de Genebra desde 1948 visaram a adequação às mudanças históricas, comportamentais e sociais do mundo, adaptando o juramento hipocrático ao mundo contemporâneo.
O mais recente texto foi aprovado na 68ª Assembleia Geral da World Medical Association (WMA), realizada em Chicago, Estados Unidos da América, em outubro de 2017, e além de diversas alterações nas relações entre os próprios profissionais de medicina quanto com estes e o paciente e a sociedade, incluiu a atenção
com a própria saúde do médico.

Leia a DECLARAÇÃO DE GENEBRA traduzida para o português.

Leia a WMA DECLARATION OF GENEVA no site da WMA

Relações com a indústria farmacêutica

8 – Políticas de interesse

Redução de sódio nas dietas: http://www.wma.net/e/policy/s20.htm
Impacto da crise econômica na saúde: http://www.wma.net/e/policy/e16.htm
Riscos causados pelos produtos de tabaco à saúde: http://www.wma.net/e/policy/h4.htm
Álcool e a segurança nas estradas: http://www.wma.net/e/policy/a17.htm