Brasília, urgente

Deputado apresenta requerimento de indicação ao Ministério da Saúde solicitando mudança no Programa Mais Médicos para oferta de mais vagas a ginecologistas e pediatras

NK Consultores – O deputado Léo Prates (PDT-BA), apresentou o Requerimento de Indicação 26/2023, solicitando que seja encaminhada à Ministra da Saúde, a fim de que estabeleça novos parâmetros ao Programa Mais Médicos para que haja incentivo à oferta de médicos ginecologistas e pediatras, bem como ofertas de cursos de residência médica para essas especialidades.

Justifica que o déficit de pediatras é uma realidade no sistema de saúde público e privado no Brasil. Pesquisa realizada pelo Datafolha apresenta que em 2050, o Brasil terá uma média de 120 crianças para cada médico pediatra. A pesquisa ainda registrou que 54% dos médicos pediatras estão concentrados na região Sudeste, 6% residentes na região Norte e 17% na região Nordeste.

Ressalta ainda, que o cuidado com a saúde da mulher, sobretudo com a ginecologia, merece mais atenção como foco de atuação para a saúde básica, facultando melhores resultados preventivos e redução da demanda de estágios mais complexos.

O requerimento está aguardando despacho da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Documento: 
– INC 26/2023


Envie sua opinião