Brasília, urgente

Grupo de transição define estratégias para criação de Complexo Industrial da Saúde

NK Consultores – A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha na formatação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde para turbinar o sistema produtivo de bens e serviços ligados ao setor, informou o Valor Econômico. A ideia é traçar estratégias de interligação das áreas industriais para produção de medicamentos, insumo farmacêutico ativo (IFA) e equipamentos de proteção, entre outros materiais, com o objetivo de potencializar a inovação e produção na área. O tema foi debatido pelo grupo técnico da transição na saúde na manhã desta terça-feira (22).

Participaram do encontro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, representantes de farmacêuticas, de indústrias de dispositivos médicos, associações ligadas à produção na área de tecnologia e membros do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O senador Humberto Costa (PT-PE), um dos coordenadores da equipe técnica, destaca que o setor da saúde, juntando serviço e indústria, representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e emprega 15% da mão-de-obra brasileira. Durante o encontro, um dos representantes avaliou que a zeragem da alíquota do imposto de importação para produtos médicos e hospitalares necessários ao combate da covid-19, medida emergencial para suprir a carência do mercado nacional na pandemia, prejudicou, por exemplo, empresas brasileiras que produziam máscaras.

Diante do quadro, há uma preocupação que, em caso de uma nova onda, o Brasil novamente não consiga fornecer de maneira satisfatória equipamentos necessários para enfrentar a doença. A equipe de transição informou que, a partir do diagnóstico que está sendo feito, trabalha para desenhar uma política pública de Estado que tenha interseção na economia para transformar a saúde em um dos principais indutores de geração de emprego, renda e riqueza para o país.  Para ler a matéria completa, clique aqui.


Envie sua opinião