Os enigmas que cercam o cérebro humano fazem com que este órgão seja constante objeto de estudo e indagações por parte de profissionais que tentam desvendar as suas incontáveis incógnitas. Desta maneira, a Associação Paulista de Neurologia (Apan), em parceria com a Associação Paulista de Medicina, desenvolveu o podcast “Neurologia sem Mistério”, especialmente pensado no intuito de desmistificar a especialidade – além de se constituir em uma forma de preparação para a 14ª edição do Congresso Paulista de Neurologia, que ocorre entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2023. Ao todo, serão sete episódios, disponíveis em três plataformas: Spotify, Deezer e YouTube. De acordo com o organizador da atividade e membro da Comissão Científica do evento, Acary Souza Bulle, ao escolherem a especialidade que querem seguir, os estudantes acabam descartando a Neurologia por acreditarem que seja um setor difícil, já que há inúmeros estudos, pesquisas, nomes, terminologias e significados, o que a torna um mistério para muitas pessoas. No entanto, o especialista relembra que, no final, todas as especialidades carregam o mesmo grau de dificuldade, e que o segredo está em torná-las mais agradáveis de serem estudadas, apaixonando-se pelo tema. Sendo assim, o intuito da atividade é chamar a atenção não apenas da comunidade médica, mas também da população em geral. “Separamos diversos tópicos demonstrando o que é o mistério – a nossa vida está repleta deles, como a espiritualidade e a religiosidade. Depois, vamos contar o que é a Neurologia, a sua origem, o significado, a história, a anatomia e a fisiologia. Procuramos o que o cérebro tem a nos contar, qual é a nossa herança, como ele foi desenvolvido. Além disso, vamos também comentar a respeito do Acidente Vascular Cerebral sem mistério, apresentando o que acontece quando o cérebro envelhece e a sua relação com os demais sistemas”, destaca.
Informações rápidas e acessíveis
O “Neurologia sem Mistério” também englobará a diferença entre mistério e segredo, levando em consideração que o mistério se desvenda, enquanto o segredo se guarda. Outros tópicos de discussão serão o cérebro artístico e o seu envolvimento em livros, séries, filmes; a apresentação de fatos históricos, como das Bruxas de Salem; a abordagem de mortes estranhas ou ocasionadas por experiências, descobertas ou inventos. Para o neurologista Rubens Gagliardi, também organizador do “Neurologia sem Mistério” e membro da Comissão Científica do Congresso, o formato de podcast foi escolhido devido às informações serem mais rápidas e de fácil acesso, consistindo em uma forma atual de transmissão de conhecimento e atualização, além de demonstrar estar dando muito certo nos mais variados segmentos. “Você pode conseguir as informações que estão no podcast em qualquer lugar que esteja, a qualquer hora. Então, isso é muito bom. Na Neurologia sempre houve o mito de ‘mistério’ da nossa especialidade, das dificuldades e tal, então nós buscamos exatamente isso, tirar esse mito, mostrar a Neurologia através de sua objetividade, as suas vantagens e todas as conquistas inerentes à especialidade na atualidade”, complementa. Gagliardi reforça ainda que o podcast foi pensado no objetivo de trazer esclarecimentos não apenas para os neurologistas, mas também para médicos das mais várias especialidades e para aqueles que são leigos nos assuntos inerentes à Neurologia, tentando descomplicá-los, facilitando a compreensão, o entendimento e o domínio sobre a temática.
Diferentes abordagens
A atividade também envolverá as linhas fragmentares da mente e da consciência, além de buscar entender as atividades cerebrais ocasionadas durante depressão, suicídio e fraqueza, dando a oportunidade de entender diferentes abordagens. Acary Bulle salienta que o objetivo principal é ligar as duas condições, mistério e Neurologia, já que o conceito daquilo que se entende como misterioso é a condição oculta e desconhecida, um secreto enigmático. Neste contexto é que surge a Neurologia, tentando explicar tais mistérios que cercam todos os aspectos da vida humana. O “Neurologia sem Mistério” está sendo divulgado nos canais da APM e da APAN, especialmente a TV APM, no YouTube, através do Spotify e também do Deezer. Para conferir, basta acessar este link.
Sobre o Congresso
Após uma edição on-line por conta da pandemia de Covid-19, o Congresso Paulista de Neurologia retorna ao formato presencial. “O hominídeo é o ser social, o ser da relação com as pessoas, do contato. Crescemos através da relação pessoal e, por sermos seres sociais, este momento de retorno para o formato presencial é muito especial. Agora, estamos vivendo um momento de entender melhor tudo o que aconteceu. Esta edição do Congresso será de revelação, em todos os sentidos”, complementou Bulle. Gagliardi, por sua vez, relembra que o Congresso Paulista de Neurologia é um dos maiores da especialidade no País e um dos mais conceituados das Américas. “O podcast é uma forma de integrar os participantes do nosso evento, uma vez que ajuda a agregar, trazer informações e motivar todos a irem ao Congresso, que é o local do fórum de ação, de discussões e atualizações mais profundas, atingindo todas as áreas da Neurologia, contemplando todos os anseios e interesses da coletividade neurológica e dos pacientes também”. O XIV Congresso Paulista de Neurologia acontece no Blue Med Convention Center, em Santos. Será presidido por Elza Márcia Targas Yacubian e também possui, na Comissão Científica, Acary Souza Bulle, José Luiz Pedroso, Marcel Simis, Ronaldo Abraham, Rubens J. Gagliardi e Wilson Marques.