Destaques da Semana (30/01 a 03/02) - AMB

Destaques da Semana (30/01 a 03/02)

 Nesta semana, iniciam oficialmente as atividades na Câmara dos Deputados e no Senado Federal do ano de 2023 a partir de quarta-feira (1º de fevereiro). 

Na Câmara dos Deputados, será realizada sessão de posse na quarta-feira (1º), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Entre os candidatos para comandar a casa estão o atual presidente, deputado Arthur Lira (PP-AL) e o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

No Senado Federal, os senadores tomam posse em sessão agendada para quarta, às 15h. Já às 16h, será realizada votação para eleição de presidente da casa. O atual presidente, senador Rodrigo Pacheco vai tentar reeleição, concorrendo com os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE).

Na quinta (2), às 15h, será realizada sessão do Congresso Nacional destinada a inaugurar a 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura. Na ocasião, será lida mensagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que o presidente deve elencar as matérias legislativas consideradas prioritárias pelo novo governo.

Executivo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a reunião que estava agendada para quarta-feira (1º).

Judiciário

O Judiciário também retoma as atividades após o recesso de fim de ano. O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizam na quarta-feira (1º) sessões solenes para marcar o início do ano do Judiciário.