Livro CEM Covid é lançado durante o Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira - AMB

Livro CEM Covid é lançado durante o Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira

Foi lançado na tarde desta sexta-feira, dia 26, durante o 2º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira, o livro CEM COVID – O papel da Associação Médica Brasileira no enfrentamento da pandemia de autoria de Patrícia Morgado e Oldair de Oliveira.

A obra foi fruto de uma ação encampada pela AMB juntamente com as Sociedades de Especialidades Médicas para a criação do Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 (CEM Covid), grupo composto por especialistas das diversas áreas médicas diretamente envolvidas no enfrentamento da pandemia, tanto no atendimento aos pacientes quanto na pesquisa da doença, seu diagnóstico e estratégias terapêuticas.

A necessidade naquele momento era assumir a dianteira no debate e se tornar uma fonte confiável de informações embasadas em evidências científicas, diante de tanta desinformação e fake news, que se apresentavam ao País.

“É uma grande honra ver o resultado de um trabalho tão intenso e árduo se concretizando em uma obra como essa”, explica o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes.

Segundo ele mesmo com o início da campanha de vacinação, a AMB e as Sociedades de Especialidades Médicas se mantiveram como uma voz independente em um Brasil profundamente polarizado naquele momento.

Início

 Em janeiro de 2021, em meio à uma das maiores crises sanitárias do mundo – a pandemia de Covid-19 – que lançou tanto a população quanto a classe médica em muitas incertezas, exigindo decisões assertivas e pautadas em conhecimento científico. Diante desse panorama, a AMB assumiu a dianteira no debate.

Mesmo com o início da campanha de vacinação, a AMB  manteve-se como uma voz independente em um Brasil profundamente polarizado naquele momento e criou o Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19. Estes especialistas reuniram-se semanalmente até o final de 2022, com o propósito de servir como uma fonte confiável de informações baseadas em evidências científicas sobre a Covid-19, fornecendo orientações precisas tanto para os médicos quanto para a população em geral.

“Na minha visão a Ciência sempre foi e continuará sendo um pilar fundamental em qualquer debate dentro da Associação Médica Brasileira (AMB), independentemente de posicionamentos políticos ou ideológicos”, completa Dr. César.

Anuário

Durante o Congresso também foi lançado o Anuário das Federadas e das 55 Sociedades de Especialidades Médicas, que congregam a Associação Médica Brasileira. O objetivo foi valorizar a unicidade de nossa atuação e a singularidade do sistema que envolve a AMB, sua Federadas e as Sociedades de Especialidade, em parceria com a editora DOC.