A ObesityWeek®, que aconteceu de 3 a 6 de novembro, em San Antonio, Texas (EUA) é o maior evento científico sobre Obesidade do mundo. A conferência internacional é dirigida a pesquisadores e clínicos na área e tem como propósito mostrar que superar a doença requer abordagens multidisciplinares, abrangendo todo o espectro da ciência da obesidade: da pesquisa científica básica à pesquisa translacional e aplicação clínica, à política pública; da dieta, exercícios, estilo de vida e psicologia às intervenções médicas e cirúrgicas; da pediatria à geriatria e às populações carentes.
A ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) esteve entre as entidades convidadas, representada pelo Prof. Dr. Durval Ribas Filho – médico nutrólogo e presidente da associação – e o Prof. Dr. Idiberto José Zotarelli Filho, Ph.D, Harvard Medical School Fellow – que se somaram a dezenas de especialistas renomados de todo o mundo.
Juntos, apresentaram um importante trabalho científico internacional. O Prof. Dr. Durval Ribas Filho, como Fellow da The Obesity Society (TOS), cargo de extrema importância científica e ocupado por poucos brasileiros, também participou de duas reuniões. A primeira com o Corpo Diretivo da entidade, sobre o desenvolvimento de parcerias técnico-científicas entre as duas sociedades na área de obesidade e a segunda com os editores associados da Revista Nutrition & Diabetes (NATURE) e da Obesity, quando se discutiu as estratégias de avaliação dos trabalhos científicos para publicação nessas revistas.
O Prof. Dr. Zotarelli Filho compartilhou os resultados do trabalho científico intitulado “Major Probiotics and Nutrients to prevent tumorization in individuals with obesity: A Case-Control Clinical Study”, estudo sobre o uso de probióticos para pacientes com obesidade e destacou como as cepas Lactococcus lactis, Bifidobacterium breve e Lactobacillus gasseri, fornecidas pela LEMMA, desempenharam um papel crucial na modulação celular de Células-Tronco Mesenquimais do tecido adiposo.
A pesquisa mostrou que as células dos pacientes que receberam os probióticos mantiveram sua atividade natural; houve uma redução significativa na expressão de exossomos em comparação com o grupo controle e o uso de probióticos pode prevenir a tumorigênese, contribuindo para o avanço de terapias mais seguras e eficazes. Segundo o pesquisador, essa descoberta reforça seu potencial na manutenção da saúde celular em pacientes com obesidade.
“A The Obesity Society – promotora do evento – é a maior sociedade de obesidade do mundo e reúne os mais respeitados especialistas. Nossa presença corroborou como uma grande representação nessa área, junto aos médicos brasileiros. Foi de extrema relevância científica este intercâmbio e ter a honra de apresentar um trabalho, que tem recebido amplo reconhecimento, desenvolvido pelo Prof. Dr. Idiberto Zotarelli Filho, editor-chefe do International Journal of Nutrology” (recentemente indexado na Elsevier/Scopus database), publicação oficial da ABRAN”, comentou o Prof. Dr. Durval Ribas Filho.