O Conselho Brasileiro de Oftalmologia e o Geek Vision promovem de 14 a 16 de julho o Hackatahon CBO 2023, no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas (InRad/HCFMUSP), em São Paulo. Com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para prevenir e tratar problemas de visão, o encontro reunirá médicos, desenvolvedores, estudantes e empreendedores, que terão 48 horas para criar soluções tecnológicas para desafios da saúde ocular, com o apoio de especialistas renomados fornecidos pelo CBO.
Além da inovação, o evento também tem a intenção de conscientizar sobre a importância do cuidado ocular ao longo da vida, com ênfase na terceira idade, melhorar a gestão da saúde ocular, estimular a inovação da especialidade e fomentar a colaboração entre profissionais de saúde e desenvolvedores de tecnologia, integrando dados e comunicação entre os profissionais envolvidos na oftalmologia, para oferecer assistência de qualidade a todos os pacientes.
Programação voltada para ideias e inovação
A abertura do hackathon será às 14 horas do dia 14. Após a apresentação de palestras inspiradoras, serão exibidos os pitches de problemas e posteriormente a formação dos grupos e início do desenvolvimento de projetos. Os médicos apresentarão como esses desafios afetam o dia a dia, enquanto os desenvolvedores e empreendedores terão a oportunidade de transformá-los em soluções inovadoras. Os estudantes também poderão contribuir com novas ideias e aprender com os especialistas.
O segundo dia será dedicado ao desenvolvimento dos projetos e algumas palestras com convidados especiais. No domingo, último dia, as equipes apresentarão suas soluções para um painel de multiespecialistas e a vencedora será premiada. Durante os três dias, o evento promoverá networking, design thinking, prototipação e outras atividades que enriquecerão a experiência dos participantes.
O CBO divulgou as inscrições em seu site e redes sociais durante o mês de junho, promoveu lives para tirar dúvidas e incentivar os médicos a participarem. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais (@oftalmohack) ou no site https://www.oftalmohack.com.