Médicos em plantão permanente para monitorar Covid-19
A Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedades de Especialidade Médica diretamente relacionadas a assistência de pacientes acometidos pelo vírus SARS-Cov2 mantêm plantão permanente, desde março, para acompanhar a pandemia, por meio do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19, CEM COVID_AMB.
O CEM COVID_AMB monitora ininterruptamente a pandemia em todo o território nacional e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública, com o intuito de consolidar informações e, a partir de retratos atualizados, transmitir orientações periódicas de conduta para cuidados e prevenção aos cidadãos e aos profissionais da Medicina.
Iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira com as Especialidades, o CEM também tem apoio de associações estaduais federadas e de Regionais das Sociedades Médicas. Em seu primeiro boletim, trouxe mensagem que leva à reflexão por se manter absolutamente atual.
“Nós, os médicos, estaremos sempre disponíveis para ajudar; e ajudaremos. Mas não trazemos a solução; hoje não a temos. A solução para a Covid não está nas mãos de mais de meio milhão de médicos do Brasil. Será resultado das atitudes responsáveis e solidárias de cada um dos cidadãos do País e das autoridades públicas responsáveis por implantar as medidas efetivas que se fazem necessárias para mitigar a enorme dor e sofrimento da população brasileira.”
Em 21 de junho de 2021, nova manifestação pública estará em debate. Até agora foram produzidos, quatorze boletins CEM COVID_AMB com orientações para população e recomendações de condutas aos médicos.
Todos esses boletins estão disponíveis para consulta e/ou download no link https://amb.org.br/category/cem-covid/. No mesmo link, há vídeos e podcasts.
A composição de membros do Comitê está em https://amb.org.br/cem-covid/cem-covid/; e (assim como todos os demais conteúdos do CEM Covid_AMB) passa por atualização permanente.