Brasília, urgente

2023 será um ano de ajustes em saúde, avaliam especialistas

NK Consultores – Integrantes do grupo de saúde do governo de transição acertam nesta semana os últimos detalhes do relatório final, com propostas para serem colocadas em prática nos primeiros 100 dias de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da presidência da República, destacou matéria do site Jota. Nas semanas iniciais de trabalho, o grupo da transição fez várias rodadas de discussões com representantes de associações, gestores, representantes da sociedade e pesquisadores para auxiliar no diagnóstico dos principais problemas.

Reuniões também são realizadas com representantes de partidos que apoiaram a chapa de Lula. Nesta quarta-feira (7/12), foi a vez de um encontro com ex-ministros da saúde. Ao longo desse período, o JOTA entrevistou integrantes da equipe e pessoas que participaram dessas conversas para identificar quais foram as reivindicações, as prioridades para a saúde e perspectivas para a nova gestão. Há um consenso de que as dificuldades enfrentadas pela nova equipe serão grandes. E, diante desse quadro, avaliam que 2023 será um ano de ajustes. A equipe de transição já deixou claro quais são as prioridades.

Ao todo, serão 10 eixos. Segundo a publicação, é preciso melhorar os indicadores vacinais que estão perigosamente baixos, reduzir a fila de espera para exames, consultas e terapias, resolver os problemas na distribuição e oferta de medicamentos e insumos de saúde e garantir recursos para que medidas sejam colocadas em prática, saúde mental, saúde indígena.Mas há outros pontos, de médio prazo, que setores e pesquisadores afirmam que também não podem ser esquecidos. Leia aqui a série de entrevistas.


Envie sua opinião