Brasília, urgente

Aprovado projeto que visa instituir o “Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago”

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aprovou parecer favorável apresentado pelo relator, deputado estadual Edmir Chedid, ao Projeto de Lei nº 42/2020, que pretende instituir o dia 28 de setembro , como o “Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago”, no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo .Tem o propósito de combater com informações, as dificuldades em se realizar o diagnóstico precoce que permita a definição de um tratamento mais eficiente e aumentar as possibilidades de remição e recuperação dos pacientes desta espécie de câncer. A proposição também visa qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção e tratamentos.

O relator ressalta em seu parecer, que a proposta é um importante instrumento de prevenção e de política pública de saúde. Cita ainda, que uma data definida intensifica a promoção de campanhas voltadas à disseminação de informações, conscientização e mobilização de combate ao câncer, contribui com fatores protetores de prevenção da doença e detecção precoce, reduzindo a mortalidade.


E agora?

A proposição será encaminhada para análise na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).           

Documentos:
– PL 42/2020
– Parecer


Envie sua opinião