Brasília, urgente

AVC: Ministério da Saúde anuncia inclusão de tecnologia no SUS para tratar doença

A trombectomia, tratamento utilizado na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral (AVC), será incluído nos procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), informou o Estado de S. Paulo. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quinta-feira, 11, na abertura do congresso médico Global Stroke Alliance – for Stroke without Frontiers, destinado a debater o AVC, em São Paulo.

A tecnologia deve estar completamente implantada até o final do ano. Complexo e especializado, o tratamento consiste na inserção de um cateter no vaso sanguíneo do paciente para remover o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo para a área afetada. Hoje, quatro hospitais públicos (de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará) já oferecem o tratamento, mas ele é custeado pelo próprio hospital ou pela secretaria estadual de Saúde. O tratamento custa de R$ 15 mil a R$ 20 mil. Atualmente, a única terapia clínica na rede pública era a trombólise, nem sempre eficiente para os casos mais graves.

A portaria do novo procedimento foi publicada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde. Falta concluir a terceira fase, que é a disponibilização dos hospitais especializados. Os critérios de escolha dos locais serão os indicadores de cada hospital, como dados de mortalidade por AVC, tempo de internação no hospital, reinternações, pacientes que são tratados com trombolíticos e a experiência dos médicos. 


Envie sua opinião