Brasília, urgente

Brasil pode ter tido 173 mil mortes por covid-19 a mais do que apontam os registros oficiais

A pandemia de covid-19 pode ter provocado a morte de cerca de 18,2 milhões de pessoas em todo o mundo entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, número que supera em três vezes as estatísticas oficiais de óbitos pela doença, informou o Estado de S. Paulo. A estimativa foi apresentada em estudo publicado na revista científica The Lancet nesta sexta-feira, 11, data que marca os dois anos do reconhecimento da doença como pandemia.

No Brasil, pode ter havido até 173 mil mortes a mais do que o notificado. A primeira estimativa global de excesso de mortes a ser submetida à revisão por pares sugere que o impacto do novo coronavírus é muito maior do que as 5,9 milhões de mortes registradas nos dados oficiais disponíveis até o momento. Quanto aos dados brasileiros, o estudo apresenta que o total de óbitos por conta da pandemia seria de 792 mil, em vez das 619 mil mortes registradas oficialmente até dezembro. Conforme a publicação, as infecções causadas por covid-19 não foram diagnosticadas com eficiência.

Os pesquisadores sugerem que a grande diferença entre os números oficiais de vítimas e as mortes adicionais que aparecem nos registros pode ser explicada pela ’falta de diagnóstico por carência de testes’ e por ’problemas com a publicação’ dos dados. 


Envie sua opinião