Brasília, urgente

Com mais vacinados, ocupação de UTIs é menor que 80% em todos os Estados pela 1ª vez desde 2020

A ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes de covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) está abaixo de 80% em todos os Estados pela primeira vez desde outubro de 2020, aponta edição extraordinária desta quarta-feira (11), do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo reunidos na segunda-feira (9), os dados indicam que se trata do melhor cenário desde quando o grupo começou a monitorar esse índice, em julho de 2020. Segundo o boletim, 14 Estados apresentam taxas inferiores a 50%: Acre (13%), Pará (48%), Amapá (26%), Piauí (48%), Ceará (47%), Rio Grande do Norte (34%), Paraíba (22%), Pernambuco (41%), Alagoas (26%), Sergipe (35%), Bahia (43%), Minas (47%), Espírito Santo (42%) e São Paulo (46%). Por outro lado, cinco Estados estão na zona de alerta intermediário. Mato Grosso e Goiás, aponta a Fiocruz, registraram as maiores taxas de ocupação, com, respectivamente, 79% e 78% dos leitos de UTI covid para adultos ocupados. Recordista no número de casos da variante Delta, com 206 registros, o Estado do Rio apresentou crescimento do indicador nas duas últimas semanas e registra agora taxa de 67%. Mais transmissível, a cepa identificada originalmente na Índia tem freado reaberturas econômicas pelo mundo e colocado autoridades em alerta.


CURANDEIRISMO

CPI decide sugerir indiciamento de Bolsonaro

A CPI da Covid-19 decidiu nesta quarta-feira (11) que vai sugerir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de curandeirismo, charlatanismo, de epidemia e de publicidade enganosa, entre outros. Somados, eles podem resultar em uma pena máxima superior a 18 anos de prisão. Segundo a Folha de S.Paulo a medida foi discutida nesta quarta-feira (11) entre o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues, e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL). Um relatório interno detalhado já foi feito elencando os crimes e suas penas. Depois de concluir seus trabalhos, a CPI faz um relatório e encaminha ao Ministério Público Federal com sugestões de indiciamento daqueles que entender que cometeram crimes. De acordo com Renan Calheiros, a decisão foi tomada depois da primeira parte do depoimento do diretor da farmacêutica Vitamedic, Jailton Barbosa, em que ficou claro que a empresa patrocinou a publicidade do tratamento precoce e do kit covid, que incluía a ivermectina, como se ele tivesse efeito contra a Covid-19, o que não é verdadeiro.


PLANOS DE SAÚDE

Reajuste de 23,2% leva a cancelamento de 138,2 mil da Qualicorp

O reajuste de 23,2% nos planos de saúde por adesão, aplicado no segundo trimestre, causou o cancelamento de 138,2 mil convênios médicos na Qualicorp, destacou o Valor Econômico. O volume representa uma alta de 71% sobre igual período de 2020. Do aumento de 23,2%, uma fatia de 14,8% é referente ao reajuste do ano passado, que foi postergado para 2021. “A maior parte desses cancelamentos veio de inadimplência de clientes mais antigos e aumentou muito o número de pessoas que cancelaram o plano e foram para o SUS. Esses dois fatores foram uma surpresa para nós”, disse Elton Carluci, vice-presidente da Qualicorp, durante teleconferência para analistas e investidores, realizada nesta quarta-feira (11). No segundo trimestre, a companhia conquistou 132 mil novos usuários. Segundo Frederico Oldani, diretor financeiro, a taxa de cancelamento, que representou 11% da carteira, no primeiro semestre deste ano é semelhante ao do segundo semestre de 2017, quando os percentuais de reajuste foram de 21,6%


MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Projetos de lei querem impedir que marido tenha que consentir em colocação de DIU

Deputados federais e estaduais propuseram projetos de lei para proibir planos de saúde de exigirem o consentimento dos maridos para a inserção de DIU (dispositivo intrauterino) em mulheres casadas. Os projetos foram propostos após a Folha de S.Paulo revelar na última semana que planos de saúde estavam impondo a necessidade do consentimento do cônjuge para a colocação do contraceptivo em mulheres casadas. As cooperativas da Unimed João Monlevade e Divinópolis, em Minas Gerais, e Ourinhos, em São Paulo, estavam fazendo a exigência. Juntas, elas atendem a mais de 50 municípios em dois estados. Após o contato da reportagem, as unidades de Divinópolis e Ourinhos abandonaram a imposição. Já a cooperativa João Monlevade negou exigir o consentimento. Disse que apenas recomenda que o termo de consentimento seja compartilhado, por isso o espaço da assinatura do companheiro. Um dos projetos de lei foi proposto pelo deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP), e além de buscar impedir que planos e seguros de saúde peçam o consentimento do marido para inserção do DIU, expande a proibição para uniões estáveis ou qualquer forma de relacionamento afetivo.


Envie sua opinião