Brasília, urgente

Deputada propõe a realização de debate sobre o tratamento da mielofibrose no SUS

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados o requerimento 5/2022, propondo a realização de audiência pública para debater sobre o cuidado com pessoas com mielofibrose, em especial a terapêutica medicamentosa e sua incorporação ao protocolo de tratamento no Sistema Único de Saúde.

Ao justificar a solicitação do debate, a deputada argumentou que no Brasil, a Anvisa e a ANS aprovaram o medicamento Ruxolitinibe para o tratamento da doença. Lembrou que este medicamento é a única alternativa eficaz para pessoas inelegíveis ao transplante de medula óssea, que ocorre principalmente pelo avanço da idade, e que, atualmente, encontra-se em análise pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.

Por isso, ela propôs o debate sobre o tema, com intuito de aprofundar o conhecimento da questão.  Para tanto, solicitou que sejam convidados para o debate:

  • Dr. Renato Tavares – Hematologista, Diretor da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH);
  • Dra. Caroline Rech – Nefrologista, membro do Comitê de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição;
  • Flávia Maoli Magalhães de Oliveira – Presidente Projeto Camaleão; e,
  • Gildo Calza – Paciente com mielofibrose.     

O requerimento será analisado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) em reunião deliberativa agendada para quarta-feira (4), às 13h. 


Envie sua opinião