Brasília, urgente

Deputada propõe projeto para criar a campanha Novembro Azul voltada à conscientização sobre o diabetes

A deputada Rejane Dias (PT/PI) apresentou o Projeto de Lei 2122/2022, que pretende alterar a Lei que 13.895, que “Institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética”, para incluir nas ações da política a campanha “novembro azul”, voltada à divulgação ampla do diabetes.

De acordo com o texto, quase um terço (32%) das pessoas que vivem com diabetes no Brasil não tem diagnóstico. Quando o diabetes não é detectado ou é tratado de forma inadequada, as pessoas com diabetes correm o risco de complicações graves e fatais, como ataque cardíaco, derrame, insuficiência renal, cegueira e amputação de membros inferiores. Isso resulta em redução da qualidade de vida e maiores custos com saúde.

Para concluir, cita que o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, marca a data do nascimento do médico canadense Frederick Grant Banting, que mudou para sempre o destino dos diabéticos, até então sem tratamento possível, ao isolar a insulina de células pancreáticas e começar a aplicá-la em pacientes diabéticos.

A matéria aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que irá definir por quais comissões irá tramitar.


Envie sua opinião