NK Consultores – O deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) apresentou o Requerimento de Indicação 112/2024, que sugere a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, a inclusão do teste da bochechinha (triagem neonatal genética) no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).
O deputado argumentou que a triagem neonatal é um procedimento crucial no cuidado da saúde de recém-nascidos pela sua capacidade de identificar precocemente doenças que podem não ser aparentes no momento do nascimento, mas que podem causar sérios danos à saúde se não forem tratadas rapidamente. A triagem neonatal genética, conhecida como “teste da bochechinha”, abrange mais de 390 genes associados a centenas de doenças potencialmente tratáveis, incluindo condições raras, geralmente não detectáveis nos exames básicos de triagem neonatal.
Segundo o parlamentar, o custo elevado do teste da rede privada permite que apenas uma pequena parcela da população tenha acesso, e sua aplicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) permitiria que mais crianças pudessem ser testadas e diagnosticadas precocemente, evitando sequelas futuras. Dessa forma, a inclusão do referido no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) poderia beneficiar milhões de crianças e garantir-lhes maior qualidade de vida.
O requerimento aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.
Documento:
– Requerimento de indicação 112/2024