Brasília, urgente

Em reunião da CIT, é apresentado painel epidemiológico da Covid-19 e Monkeypox

Foi realizada nesta quinta-feira (29), a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Na ocisão, foi apresentado o painel epidemiológico, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Covid-19 e o Painel Epidemiológico da Monkeypox.

Gerson Fernando Mendes Pereira, Secretário de Vigilância em Saúde Substituto, mostrou que ocorreu grande queda no número de casos e óbitos por Covid-19, mas disse que esses dados podem ser melhorados com o aumento da cobertura vacinal. Foi mostrado, anda, que a maior concentração de contágio por Covid-19 e de mortalidade está nas regiões sul e sudeste, provavelmente pelas regiões possuírem um número elevado de idosos em comparação às demais. Em relação a vacinação, o Secretário apontou que a porcentagem de vacinação de crianças de 3 a 4 anos é menor que 30%.

Em relação a monkeypox, foi dito que a doença não é sexualmente transmissível e que não se pode dizer que é uma doença característica de homens que fazem sexo com homens, pois isso estigmatiza essa população. Ele disse que estão sendo distribuídos folders para esses grupos saberem como proceder para evitar a doença e o que fazer caso contraia. Por fim, foi informada sobre a cobertura vacinal contra a poliomielite, que está em 53,8% a nível nacional.

Programa Previne Brasil: Visitas Técnicas

Raphael Câmara Medeiros Parente, Secretário de Atenção Primária à Saúde, informou que foram realizadas visitas aos municípios que atingiram nota máxima na capacitação de funcionários do Previne Brasil. Ele informou que o programa promoveu a ampliação da cobertura de vacinação. O próximo estado a ser visitado será o Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro, e Alagoas, nos dias 4 e 6 de outubro. 

Pactuações

Foi realizada a pactuação de repasse de recursos financeiros de investimento para aquisição de equipamento e material permanente para estruturação de unidades de Rede de Frio.  Cássio Roberto Leonel Peterka, Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Substituto, explicou que o objetivo é controlar a temperatura das vacinas, por meio da ambientação de caixas térmicas, uso de termômetros e controle de temperatura das geladeiras. Além disso, visa garantir a infraestrutura de alguns estados com transporte refrigerado e câmaras frias e geladeiras científicas. A previsão é que seja destinado um montante de R$ 42 milhões, e que a portaria com a destinação da verba seja publicada até o dia 20 de outubro e o cadastramento de propostas seja realizado até o dia 31 de outubro.

Alteração do Calendário de Reuniões da CIT/2022

Por fim, Luiz Tadeu Villela Blumm, Diretor de Gestão Interfederativa e Participativa, sugeriu uma alteração nas datas das reuniões da CIT devido às eleições e à Copa do Mundo. Dessa forma, foram definidas as seguintes datas de reunião:

  • 10ª Reunião: 20/10/2022, das 14h às 17h
  • 11ª Reunião: 24/11/2022, das 10h às 12h.

Envie sua opinião