Brasília, urgente

Em reunião da Cosaúde, membros analisam inclusão de medicamento no rol

NK Consultores – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, nesta segunda-feira (11), a 24ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde).

Diálise Peritoneal Ambulatorial Automática

O item analisado foi a Diálise Peritoneal Ambulatorial Automática, proposta pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), indicado para tratamento de pacientes com doença renal crônica. A pesquisa realizada no Relatório de Análise Crítica da ANS buscou responder se a Diálise Peritoneal Ambulatorial Automática é eficaz e segura para o tratamento de pacientes com doença renal crônica que necessitam de terapia de substituição de função renal. A conclusão do proponente foi realizada com a ferramenta GRADE considerando o estudo selecionado em sua revisão, a RS de Rabindranath et al., 2007, o qual teve a avalição classificada pela agência como estudo de qualidade metodológica variante entre muito baixa e moderada.   

O Relatório de Análise Crítica da ANS julgou que, de acordo com a revisão sistemática selecionada, as evidências sugerem que pacientes tratados com Diálise Peritoneal Automática (DPA) apresentam menor taxa de peritonite e hospitalização comparados à Diálise Peritoneal Ambulatorial Continua (DPAC), tecnologia alternativa disponível no Rol, porém não foi encontrada diferença significativa entre as duas modalidades. Para a qualidade de vida, houve diferença estatística somente para o tempo disponível para outras atividades, havendo maior tempo para trabalho, família e atividades sociais no grupo tratado com DPA. Também foi acrescentado que a Diálise Peritoneal Automatizada é uma opção de terapia renal substitutiva de uso consolidado, amplamente difundido e que está disponível para uso há um tempo considerável, sendo uma das opções disponíveis no SUS desde 2014, e que a escolha de uso deve ser guiada pelas preferências do paciente.

Foram favoráveis à incorporação: Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Unimed do Brasil, AMB, FenaSaúde, Unidas, Federação Brasileira de Hospitais, CMB, COFEN, Confederação Nacional da Indústria, Abramge.


Envie sua opinião