Brasília, urgente

Epidemia de miopia: número de prescrição de óculos para crianças triplicou no país, comparado há 5 anos

NK Consultores – A Academia Americana de Oftalmologia (AAO) estimou que em 2050 metade da população mundial terá miopia, distúrbio visual cuja principal característica é a dificuldade de ver de longe, destacou matéria do jornal O Globo. A projeção é que no mesmo ano estejamos vivendo uma epidemia do distúrbio. Um dos principais motivos para isso é o uso excessivo de telas digitais, como tablets, celulares, videogames e televisão por crianças e adolescentes. As principais vítimas têm sido os jovens.

Atualmente, para se ter ideia, o número de prescrições de óculos dos oftalmologistas no Brasil triplicou para crianças de 6 a 8 anos, comparado há cinco anos. Segundo a matéria, estima-se que 20% dos jovens em idade escolar hoje são diagnosticados com doenças visuais. Fazem parte deste grupo as chamadas condições de erro de refração, ou seja, quando o olho não permite uma refração apropriada da luz e a imagem que o paciente enxerga é turva, embaçada ou opaca. São elas: miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia (ou vista cansada). A miopia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) ganha de longe.

A condição foi eleita pela OMS como um dos problemas de saúde pública que mais crescem no mundo. Até os cinco anos, por exemplo, o número de crianças que sofre de miopia é de cerca de 1%. Aos 10 anos, a porcentagem sobe para 8% e aos 15, já chega aos 15%. O Hospital de Olhos, em São Paulo, observou um aumento de 23% nos diagnósticos de miopia em crianças de 0 a 12 anos no primeiro semestre de 2021, comparado com o mesmo período deste ano — de 421 pacientes para 538 nos primeiros seis meses de 2022. O cenário torna-se ainda mais delicado frente ao fato de que crianças com problemas de visão têm risco maior de desenvolver depressão e ansiedade.

De acordo com os especialistas, a saúde mental delas é afetada porque tendem a ficar mais isoladas socialmente, fazer menos atividades físicas e decair no rendimento escolar por não enxergarem adequadamente. Para acessar a matéria completa, clique aqui


Envie sua opinião