Brasília, urgente

Líder governista diz que projeto sobre rol taxativo pode ser votado esta semana no Senado

Além de sinalizar com um Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023, o governo Jair Bolsonaro também não descarta estender outros benefícios atrelados aos preços dos combustíveis, como o voucher dos caminhoneiros e o auxílio-gasolina para taxistas, informou o Valor Econômico. Essa possibilidade dependerá, no entanto, da continuidade da guerra na Ucrânia, entre outros fatores.

A avaliação é do líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ). Ele diz que, se reeleita, a gestão bolsonarista não deve custear esses pagamentos fora do teto de gastos. Outra prioridade é a negociação para destravar a reforma do Imposto de Renda, que está parada na Casa há algum tempo. “Tem um caminho ali de costura política”, afirmou. Em relação às próximas semanas, o líder prevê a votação de algumas matérias: o marco legal das garantias, que deve ter um dispositivo vetado, o projeto de debêntures de infraestrutura e, por fim, a proposta que trata das eólicas offshore.

Já o rol taxativo, se depender dele, terá seu texto mantido no Senado. Houve uma costura grande para chegar ao texto na Câmara, então pode vir nesta semana se tiver essa convergência, disse Carlos, em entrevista ao Valor. “Está se buscando, me parece, um meio termo. Fizemos isso com as vacinas: o tratamento que já foi aprovado fora do país pode internalizar e ser coberto [pelos planos de saúde], quando demonstrado aqui dentro que tem resultado”, explicou.


Envie sua opinião