Brasília, urgente

Ministério da Saúde apresenta perfis dos novos secretários

NK Consultores – O portal do Ministério da Saúde apresentou, nesta sexta-feira (13), uma série de reportagens sobre os novos secretários da pasta. O Médico sanitarista Nésio Fernandes de Medeiros Junior assumiu a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde. ’O novo secretário conta com longa trajetória na saúde pública, com experiência na área de Saúde Coletiva, principalmente nas temáticas de saúde da família e comunidade, formação médica, educação permanente em saúde, inovação tecnológica, ciência de dados, software livre, gestão da saúde e hansenologia, destacou a publicação no site do ministério.

Também foi detscado que Ethel Leonor Noia Maciel é a nova secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. ’Ela é enfermeira, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – 1993), com mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1999). É doutora em saúde coletiva/epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 2004), com pós-doutorado em epidemiologia pela Johns Hopkins University (2008), e integrou a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (Ctai)’, ressalta trecho da reportagem.

Outro secretário a assumir o cargo no Ministério da Saúde foi o economista e coordenador do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz, Carlos Grabois Gadelha, como secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde. ’Gadelha foi vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz; secretário de Programas de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional (2003 – 2006); secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2011 – 2015); e secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (2015 – 2016)’, diz a reportagem. Escolhido para ocupar a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa também teve o perfil apresentado no portal do Ministério da Saúde. ’Berger, como é conhecido, é doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professor.

É cirurgião-dentista, especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) e mestre em Ciências da Saúde. É professor e pesquisador da Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília (DF), com ênfase em saúde como direito, democracia e justiça social e sub-áreas como bioética, ética aplicada e gestão de políticas públicas em saúde. Como gestor público, foi secretário de Governo e Chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal (1995-1998 e 2012-2014), secretário Executivo da Casa Civil da Presidência da República, assessor especial do Presidente da República e Chefe de Gabinete Adjunto de Gestão e Atendimento do Gabinete pessoal do Presidente da República no governo Lula (2003 – 2010)’, relata a reportagem.

Também foram destacados o Médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Helvécio Miranda Magalhães Júnior, que é o novo secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, e a Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Administração Pública pela UFBA, Isabela Cardoso de Matos Pinto, que é a nova secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde.


Envie sua opinião