Brasília, urgente

Ministério da Saúde lança campanha nacional de prevenção à monkeypox

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira, 22, a Campanha Nacional de Prevenção à Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos, para informar a população sobre os sintomas da doença e evitar a estigmatização dos pacientes infectados pelo vírus, informou a revista Veja. Para a divulgação de informações sobre a monkeypox, foi criado um site sobre o tema.

Segundo o ministério, já foram realizadas reuniões com entidades da sociedade civil que atuam com as populações mais atingidas pelo vírus no momento, os homens que fazem sexo com homens, e treinamento dos profissionais de saúde. O Ministério da Saúde iniciou no mês passado as tratativas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS para a compra de 50 mil doses da vacina contra a doença. A previsão é de que a primeira remessa chegue ao país no próximo mês.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que essas doses serão suficientes para vacinar 25 mil pessoas e serão direcionadas para profissionais da saúde que atuam diretamente com o vírus. Em relação ao tratamento, o ministério disse que fez a solicitação de dez tratamentos imediatos do antiviral tecovirimat e de outros 50 para casos graves da doença. Há ainda o transporte de 12 tratamentos doados pelo laboratório produtor e o processo de compra de mais 504 tratamentos foi iniciado.


Envie sua opinião