Brasília, urgente

Ministério da Saúde poderá prestar informações sobre a distribuição de medicamento para psoríase pelas farmácias de alto custo do SUS

NK Consultores – O presidente da Frente Parlamentar por Doenças Crônicas de Pele, deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), apresentou o requerimento 2889/2023, que propõe que sejam solicitas informações ao Ministério da Saúde sobre a distribuição do medicamento ’Risanquizumabe’ pelas farmácias de alto custo do Sistema Único de Saúde.

Conforme o autor, os pacientes com psoríase moderada a grave, além dos fármacos de uso tópico, necessitam de medicamentos sistêmicos, e atualmente, o risanquizumabe é o medicamento biológico mais eficaz para o tratamento da psoríase. Contudo, esse anticorpo monoclonal que é distribuído no âmbito das farmácias de alto custo do Sistema Único de Saúde está em falta em diversos Estados.

Visto que a interrupção do tratamento da doença psoriásica é bastante danosa aos indivíduos acometidos pela condição, o deputado solicita o informações quanto ao restabelecimento da distribuição do imunobiológico nas farmácias de alto custo do Sistema Único de Saúde.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados designará relator para emitir parecer sobre o requerimento. Após ser deferido, o requerimento será encaminhado ao Ministério da Saúde por meio de ofício.

Documentos:

– Requerimento de Informação 2889/2023   


Envie sua opinião