Brasília, urgente

Ministério da Saúde poderá prestar informações sobre as ações para melhorar os índices de câncer de colo uterino

O deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) apresentou o requerimento 1420/2021, que solicita informações ao Ministro da Saúde sobre as ações para melhorar os índices de casos de câncer de colo uterino. 

Ele explicou que conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de colo uterino e a necessidade de realizar anualmente o exame preventivo Papanicolau e a vacinação contra o HPV, é um grande desafio. Por isso, com intuito de assegurar a efetividade das leis ou, caso necessário, tomar medidas para que sejam implementadas de forma eficiente e transparente, propôs que sejam solicitadas as seguintes informações ao Ministério da Saúde:

  • Como o Ministério atua para incentivar a realização anual do exame preventivo Papanicolau e a vacinação contra o HPV?
  • Há alguma campanha em andamento para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de colo uterino? 
  • Tendo em vista a importância de agir para evitar o surgimento da doença, quais são as medidas para ampliar a oferta de exames preventivos nas redes de saúde pública?
  • Quais as ações para estimular o apoio à pacientes com a doença e incentivar o debate em torno do tema e todos os seus estágios? 
  • Devido aos avanços científicos, existem novos recursos terapêuticos para aumentar a expectativa de vida em pacientes diagnosticadas com câncer de colo de útero avançado?
  • Como podemos aliar as novas tecnologias à prevenção do câncer de colo uterino?

Indicação

O parlamentar apresentou também Indicação sugerindo ao Ministério da Saúde que seja providenciada a ampliação de ações educativas para conscientizara população sobre a importância da prevenção ao câncer de colo uterino. 

Em seu texto, ele defendeu que para conter o avanço desse tipo de neoplasia, é preciso que o Ministério promova medidas de incentivo ao uso de preservativo durante as relações sexuais, vacinação de meninas em idade escolar para imunizá-las contra o HPV e chamar a atenção de mulheres em idade reprodutiva sobre a necessidade da realização dos exames preventivos.   


E agora?

O requerimento de informação aguarda designação de relator na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Já a indicação, aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados. 

Documento:
– RIC 1420/2021
– INC 1424/2021


Envie sua opinião