Brasília, urgente

Ministra Nísia Trindade destaca importância do Proadi-SUS para o fortalecimento do SUS

NK Consultores – Para desenvolver ações estruturantes de melhoria na saúde com a qualificação de seus trabalhadores, da atenção e do acesso, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) será um componente estratégico da nova gestão do Ministério da Saúde. Foi o que destacou a ministra Nísia Trindade, durante a abertura da primeira reunião do Comitê Gestor do programa, realizada na última semana, em Brasília (DF), comunicou o portal do Ministério da Saúde. De acordo com a ministra, o programa é uma oportunidade para o desenvolvimento de projetos alinhados com as metas e objetivos da gestão, em especial para a garantia da integralidade das ações na atenção básica, na atenção especializada e nas emergências em saúde. Nísia destacou, ainda, a necessidade de apoio por parte do programa para ações emergenciais, como a redução de filas em hospitais e promoção da imunização.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS é financiado com recursos de imunidade tributária concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência, reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Para o triênio 2021-2023, participam seis hospitais de excelência, que apresentaram 218 propostas de projetos, das quais 165 foram aprovados. A previsão é de alocação de recursos de mais de R$ 2,256 bilhões em três anos. A reunião contou ainda com a participação da secretária de Informação e Saúde Digital (SEIDIG), Ana Estela Haddad; do secretário da Atenção Especializada à Saúde (SAES), Helvécio Miranda; da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente substituta (SVSA), Angélica Espinosa; do secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS/MS), Leandro Safatle; do presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra; e do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Cipriano Maia.

Também estiveram presentes representantes das secretarias de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES/MS), da Atenção Primária à Saúde (SAPS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e dos hospitais de excelência que integram o Proadi-SUS. Para acessar a matéria completa, clique aqui.         


Envie sua opinião