NK Consultores – Anunciada nesta quinta-feira (22), como ministra da Saúde do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Nísia Trindade Lima afirmou que uma das prioridades de sua gestão será fazer mutirões de procedimentos em locais desprovidos de estabelecimentos de saúde, destacou o jornal O Estado de S.Paulo.
Em declaração à Agência Fiocruz de Notícias logo após o anúncio de seu nome para o cargo, a cientista social afirmou que valorizará o SUS e irá dialogar com o setor privado e filantrópico para melhorar a saúde do País. “A prioridade é usar todo o potencial do SUS, com os seus serviços próprios, a área que envolve os hospitais filantrópicos, que respondem a 50% das internações do SUS, e também o setor privado para um grande esforço no sentido de colocarmos critérios, indicarmos e sinalizarmos os encaminhamentos de prioridade para a regulação, dando transparência a esse processo”, afirmou a futura ministra. “Esse já é um esforço que estamos trabalhando e tem muitos elementos na transição para nos ajudar nesse sentido. Também pensamos em mutirões em áreas de vazios assistenciais; esse é o foco prioritário, como o próprio presidente Lula vem falando”, completou Nísia.
Presidente da Fiocruz desde 2017, Nísia tem experiência em gestão e fez parte do grupo de transição na área da saúde. Em seu relatório final, a equipe apontou as filas de espera por procedimentos eletivos como um dos principais desafios do novo governo. Estimativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostrou que 11,6 milhões de cirurgias hospitalares e ambulatoriais deixaram de ser feitas nos dois primeiros anos de pandemia. Recuperar as altas coberturas vacinais também é prioridade da nova gestão. Para acessar a matéria completa clique aqui.