O ginecologista e obstetra César Fernandes, 71, está à frente da Associação Médica Brasileira (AMB), entidade que possui 27 Associações Médicas Estaduais e 396 Associações Regionais. Em entrevista ao jornal Globo, quando perguntado sobre sua avaliação quanto a flexibilização no uso das máscaras, respondeu que, “trata-se de uma questão de cidadania, não legal. Se estou num ambiente em que percebo que estamos aglomerados, se puder ficar de máscara, melhor.
Por segurança. Em um ambiente aberto, longe de qualquer pessoa, não vejo problema em não usar a máscara. Em um restaurante, por exemplo, onde há distância entre um e outro, não vejo problema, levando em conta o alto percentual de pessoas com vacinação completa. Mas não podemos dar alforria às máscaras. Não é a hora. Cada um de nós tem que fazer um exame de consciência e analisar caso a caso. Em um estádio de futebol, por exemplo, acho que seria importante.
Apesar de ser aberto e precisar mostrar comprovante de vacinação para entrar, as pessoas estão muito próximas. Na hora de comemorar o gol você abraça quem está do seu lado, sem nem saber quem é a pessoa. Então, por que não ficar de máscara nessa circunstância?”.