Brasília, urgente

Para campanhas de presidenciáveis, diminuir a fila de cirurgias eletivas e de exames é a prioridade na Saúde

Para as campanhas dos presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, diminuir as filas de cirurgias eletivas e de exames no SUS deve ser a prioridade do presidente eleito na área da Saúde. O portal G1 entrevistou os coordenadores de Saúde das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT); de Ciro Gomes (PDT); e de Simone Tebet (MDB). A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não tem coordenadores temáticos e que todos seus coordenadores cuidam de todos os assuntos.

Por isso, não quis indicar ninguém para a entrevista. O coordenador da campanha petista é Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff. Pela campanha de Ciro, falou Denizar Vianna, ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério. O representante da campanha de Tebet é João Gabbardo, ex-secretário-executivo da pasta. ’A prioridade 1 é mobilizar todos os equipamentos estaduais, municipais, hospitais filantrópicos, serviços privados que podem ser contratados, formação de especialistas para reduzir o tempo de espera a acesso a diagnóstico do câncer, médicos especialistas, cirurgias eletivas e saúde mental, essa é a prioridade absoluta”, afirmou Padilha. Vianna citou o passivo gerado pela pandemia de Covid.

“Eu acho que a gente tem um problema sério com esse passivo que ficou da pandemia nos casos que se acumularam com as doenças crônicas. Se a gente não resolver o problema dessas pessoas que precisam de cirurgia, que precisam de diagnóstico”, afirmou. Para Gabbardo, é preciso um pacto com estados e municípios para fazer a fila andar. ’No primeiro dia, precisamos chamar o secretário estadual de saúde e secretários municipais saúde e fazer um pacto para atender a essa demanda’, disse. Além das filas no SUS, os coordenadores da área da Saúde falaram também de temas como: alternativas para aumentar o investimento na área, baixa cobertura vacinal e recursos do orçamento secreto.


Envie sua opinião