O câncer foi escolhido como a doença que deve ser tratada como prioridade pelo governo por 63% dos brasileiros que participaram da pesquisa Datafolha/Oncoguia, destacou matéria publicada no site CNN Brasil. A pesquisa encomendada pelo Instituto Oncoguia e realizada em parceria com o DataFolha ouviu 2.099 pessoas em 151 municípios brasileiros.
O estudo apresenta nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais (para mais ou para menos). Os resultados do estudo “Percepções da População Brasileira sobre o Câncer” serão discutidos no 12º Fórum Nacional Oncoguia, que acontece até o dia 29 de abril. No evento, especialistas do setor debatem os principais gargalos no acesso ao diagnóstico precoce no país e apresentam propostas de melhorias na área.
No estudo, os pesquisadores investigaram as percepções dos brasileiros sobre o câncer, a proximidade da doença e a relevância do problema como questão de saúde pública no país. Quando questionados sobre o que vem à mente diante da palavra câncer, 42% dos brasileiros relataram sentimentos negativos, com muitas menções à palavra morte. Termos como “doença”, “dor”, “medo”, “tristeza” e “sofrimento” são outras que aparecem com maior frequência. As menções a “tratamento” e “cura” foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados, “Esse dado nos mostra o quanto precisamos seguir conscientizando a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tantas novidades no mundo do câncer.
Ter câncer não é igual a morrer e isso dependerá de acesso à informação, mas também de acesso a cuidados com a saúde”, afirmou Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, na abertura do evento. Segundo Luciana, a percepção negativa do câncer pode impedir que as pessoas busquem o cuidado e atendimento diante de sintomas.