Brasília, urgente

Programa Mais Médicos e as epidemias de arboviroses são destaques na 3ª reunião da CIT em 2023

NK Consultores – O presidente do Conass, Cipriano Maia, participou, nesta quinta-feira (30), em Brasília, de sua última reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) à frente do Conselho, informou o portal da entidade. De acordo com a publicação, Maia fica no cargo até a posse da nova diretoria eleita nesta quarta-feira (29), evento que ocorrerá em abril. Também participaram da reunião outros gestores estaduais, o secretário executivo, Jurandi Frutuoso e equipe técnica do Conselho. No primeiro momento da reunião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade , falou da retomada do programa Mais Médicos, que segundo ela, é uma conquista para a sociedade.

O presidente do Conass falou que reconhece o esforço do governo na retomada do Programa, mas destacou que os secretários estaduais necessitam de investimentos e qualificação na Atenção Primária à Saúde. Além disso, Cipriano falou da preocupação com a formação dos médicos junto às universidades para que toda a população possa enxergar a Estratégia de Saúde da Família enquanto um lugar de cuidado e acompanhamento da saúde e citou o Telessaúde, como um componente da estratégia para ser ter um programa cada vez mais eficiente.

A ministra falou do grave problema que o Brasil vem enfrentando: a epidemia de dengue que aumentou 42% em relação ao ano passado. O presidente eleito do Conass, Fábio Baccheretti, ressaltou que as arboviroses são doenças que geram grande problema de saúde pública e que acompanham o Brasil há décadas, mas que para ter melhores resultados é preciso investir nas novas tecnologias que se apresentaram recentemente. Ao final da reunião foi pactuada a Portaria que instituiu o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e o Modelo de Dados para Base Nacional de Dados de Regulação. Para acessar a matéria completa, clique aqui.


Envie sua opinião