Brasília, urgente

Saúde admite falha em dados sobre vacinados, e transição planeja nova secretaria no SUS

NK Consultores – A equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avalia haver sérios problemas de dados na área da saúde, informou a Folha de S. Paulo. O próprio governo admitiu que informações sobre vacinas aplicadas contra a Covid-19 deixaram de ser incluídas nos sistemas da pasta. Segundo a publicação, a transição recebeu a informação do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) de que o ministério comandado por Marcelo Queiroga avisou, no fim de outubro, que não havia registros de ao menos 30 milhões de dados de doses aplicadas contra a doença.

Essas informações estariam cadastradas nas bases municipais e estaduais e não haviam sido transmitidas ao sistema do governo federal. Os gestores do SUS repassaram a informação da falta de diálogo entre as bases de dados da Saúde para a equipe de transição em novembro. Para enfrentar esse tipo de cenário, a equipe de Lula na saúde quer sugerir a criação de uma nova secretaria voltada à tecnologia do SUS. Com isso, a área do Datasus (Sistema de Informática do SUS), seria direcionada para a nova pasta. A leitura de membros do grupo é de que o Datasus precisa ser modernizado, com os sistemas integrados e concentrados em uma única secretaria. Atualmente, eles afirmam que muitos dados não batem com a realidade e também há problema de integração.

A criação de nova secretaria pode esbarrar na falta de cargos de alto escalão disponíveis para o Ministério da Saúde. A equipe de Lula ainda avalia quais postos podem ser remanejados na Esplanada para acomodar as sugestões dos grupos técnicos de transição sem criar novas despesas. Para acessar a matéria completa, clique aqui.


Envie sua opinião