Brasília, urgente

Senador propõe audiência pública com o objetivo de discutir os desafios do ensino médico no Brasil

NK Consultores – O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) apresentou, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado Federal, o Requerimento 4/2024, que requer a realização de audiência pública, em conjunto com a Comissão de Educação e Cultura, com o objetivo de discutir os desafios do ensino médico no Brasil, incluindo o crescimento no número de escolas médicas, a qualidade do ensino, a atuação interprofissional na competência médica e o papel da tecnologia na medicina.

De acordo com o autor, a realização desta audiência pública conjunta é crucial para abordar os desafios enfrentados pelo ensino médico no Brasil, bem como as implicações da atuação interprofissional na competência médica. Nos últimos anos, observou-se um crescimento significativo no número de escolas médicas no país, superando o crescimento total do século passado, com a maioria dessas instituições sendo privadas. Em 2019, o Brasil possuía 337 escolas médicas em atividade, representando um aumento de 214,9% em relação ao ano 2000. “Esse aumento faz do Brasil um dos países com mais escolas médicas no mundo”, destacou. 

Para debater o tema, o senador sugeriu os seguintes convidados:

• representante Ministério da Educação;

• representante Ministério da Saúde;

• representante Supremo Tribunal Federal;

• a Doutora Eliete Bouskela, Presidente da Academia Nacional de Medicina;

• o Doutor José Hiram Gallo, Presidente do Conselho Federal de Medicina;

• o Doutor José Luiz Gomes do Amaral, Vice-Presidente da Associação Paulista de Medicina;

• o Doutor Giovanni Cerri, Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP;

• o Doutor César Eduardo Fernandes, Presidente da Associação Médica Brasileira;

• a Doutora Irene Abramovich, Ex-Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo;

• o Doutor Armando Lobatto, Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A matéria está aguardando apreciação na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado Federal.
                      

Documento:
– REQ 4/2024 CCT


Envie sua opinião