Brasília, urgente

SP lança programa com tratamento que modifica células para tratar câncer

Um programa para tratamento de câncer baseado em tecnologia celular foi lançado em São Paulo nesta terça (14). Estima-se que sejam atendidos até 300 pacientes por ano, informou a Folha de S. Paulo. Chamado de programa estadual de terapias avançadas, celular e gênica para o tratamento de doenças oncológicas e genéticas, o projeto é fruto de estudo que vem sendo desenvolvido entre o Instituto Butantan, a USP (Universidade de São Paulo) e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

O programa conta com dois novos centros, localizados na capital e em Ribeirão Preto, no interior do estado. É nessas instituições que a terapia celular será produzida para tratamento de leucemias e linfomas —espera-se que no futuro outros cânceres possam ser tratados.

O projeto faz parte da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo. Um dos objetivos do programa é reduzir os altos custos envolvidos nesse tipo de tratamento –segundo o governo estadual, os valores podem chegar a US$ 500 mil por aplicação em cada paciente. Nos centros, espera-se que ocorram os principais processos da terapia, como produção, desenvolvimento, armazenamento e aplicação.


Envie sua opinião