“Telemedicina: a Arte de Curar à Distância” Painel da Comissão de Saúde Digital da AMB – AMB

“Telemedicina: a Arte de Curar à Distância” Painel da Comissão de Saúde Digital da AMB

A Comissão da Saúde Digital (CSD), da Associação Médica Brasileira (AMB), organizou o painel “Telemedicina: a Arte de Curar à Distância”, no dia 25 de julho, durante o 3º. Congresso de Medicina Geral da AMB, em São Paulo.  

Participaram como palestrantes a Dra Ana Cláudia Pinto e os Drs. Antonio Carlos Endrigo, presidente da CSD, Carlos Pedrotti, presidente da Saúde Digital Brasil, e o Dr Jefferson Fernandes, vice-presidente da CSD.

O painel proporcionou uma ampla interação com a plateia, com discussões relevantes sobre o uso da telemedicina, principalmente da teleconsulta, na prática médica do dia a dia.

O Dr Jefferson ressaltou que há séculos os médicos exerceram a arte de cuidar no contato direto com o paciente, no consultório, à beira do leito, no pronto-atendimento – “Na presença que acolhe… no toque que examina… na escuta que conforta. Hoje vivemos um tempo novo. A telemedicina não é apenas uma inovação tecnológica. Ela é um método de cuidado, que, como todo método, precisa ser aprendida. Ela é uma nova forma de presença. Uma presença que atravessa distâncias. Que rompe barreiras de acesso. Que conecta saber e cuidado… a quem precisa, onde estiver. E o mais fascinante: ela não nega o vínculo humano — ela o transforma. Ela nos convida a traduzir o cuidado para novas linguagens: a linguagem da tela, da voz precisa, do olhar atento — mesmo sem o toque. Cuidar à distância exige sensibilidade. Exige empatia. Exige escuta. Porque, no fim das contas, o que nos move não muda: A vontade de aliviar a dor. De proteger a vida. De estar presente — mesmo de longe.”

O Dr Endrigo mostrou dados recentes sobre uso por médicos, instituições e evolução da prática digital de cuidado à distância.

  • 33 % dos médicos realizaram teleconsultas (TIC Saúde 2022)
  • 23 % dos médicos atuaram com telemonitoramento
  • Especialidades com maior uso: cardiologia, psiquiatria, dermatologia e endocrinologia

Fonte: https://cetic.br/pt/noticia/tic-saude-2022-33-dos-medicos-e-26-dos-enfermeiros-no-pais-atenderam-pacientes-por-teleconsulta/?utm_source=chatgpt.com

  • +30 milhões de teleconsultas realizadas em 2023 (+172 % vs. 2020–22)
  • Crescimento de 57 % entre 2023 e 2024

Fontes: https://www.pixeon.com/blog/desafios-da-telemedicina/?utm_source=chatgpt.com

https://pro.doctoralia.com.br/blog/clinicas/telemedicina-o-que-diz-a-lei-brasileira?utm_source=chatgpt.com

A Dra Ana Cláudia, em sua abordagem adicionou ao tema telemedicina, o uso da inteligência artificial, principalmente da IA generativa e das Large Language Models – LLMs. Seguem as referências úteis que ela disponibilizou para um maior aprofundamento nestes temas:

  1. Telehealth Initiative to Enhance Primary Care Access in Brazil (UBS+Digital Project): Multicenter Prospective Study. Carlos Carvalho1,2 , Prof Dr Med, PhD; Digital Primary Health Unit HCFMUSP Study Group1
  • 100 Prompts de Sistema de LLMs para Profissionais de Saúde:

https://github.com/marcelotournier/workshop-openai-2024/blob/main/prompts.md#100-prompts-de-sistema-de-llms-para-profissionais-de-sa%C3%BAde

  • Lista do FDA de dispositivos médicos que usam IA/ML (Software as a Medical Device – SaMD), autorizados para comercialização nos EUA

https://www.fda.gov/medical-devices/software-medical-device-samd/artificial-intelligence-enabled-medical-devices

O Dr Pedrotti chamou atenção para questões fundamentais da boa prática de telemedicina e da teleconsulta e indicou aos presentes a leitura do Manual de Boas Práticas de Telemedicina e Telessaúde, publicado pela SDB, acessível de forma gratuita pelo link: https://saudedigitalbrasil.com.br/publicacoes.

Os temas abordados neste manual incluem: Telemedicina Direta ao Paciente; Segurança da Informação; Prescrição Eletrônica; e Interoperabilidade. Uma edição atualizada será disponibilizada ainda este ano.

Tivemos um feedback altamente positivo deste painel que fez parte das atividades da CSD em seu propósito de levar informações e conhecimentos relevantes da saúde digital aos médicos e profissionais que atuam nesta área.