“Seremos o maior congresso médico do Brasil, o congresso de todo médico brasileiro”, diz o presidente da AMB ao encerrar o 3º Congresso de Medicina Geral da AMB – AMB

“Seremos o maior congresso médico do Brasil, o congresso de todo médico brasileiro”, diz o presidente da AMB ao encerrar o 3º Congresso de Medicina Geral da AMB

Após as últimas aulas médicas do 3º Congresso de Medicina Geral da AMB e três dias intensos de aprendizado, troca de experiências e debates enriquecedores, que reafirmaram o compromisso da instituição com a excelência e a inovação na prática da medicina geral, teve início a cerimônia oficial de encerramento do evento. A solenidade foi conduzida pelo Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), e contou com a presença ilustre do Dr. Alexandre Padilha, ministro da Saúde do Brasil, como convidado de honra.

Além deles, também compuseram a mesa da cerimônia o Dr. Pedro Portari, Presidente do colégio brasileiro de cirurgiões que representou todas as 54 sociedades de especialidades médicas filiadas à AMB; Dr. Florival Meinão, Secretário-Geral da AMB; Dr. Antônio José Gonçalves, Presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); Dr. Nerlan Carvalho, 2º Vice-Presidente da AMB; Dr. Etelvino de Souza Trindade, Vice-Presidente da região Centro-Oeste da AMB; Dr. Paulo Toscano, Vice-Presidente da AMB Região Norte; Dr. Juarez Molinari, Vice-Presidente da AMB Região Sul; Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, Diretor Científico da AMB e Presidente da Comissão Científica deste congresso; Dr. Akira Ishida, Diretor Administrativo da AMB; Dr. Luz Carlos Von Bahten, Diretor de Comunicação da AMB; Dr. Romulo Capello Teixeira, Diretor Cultural da AMB e Presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj); e Dr. Luciano Gonçalves de Souza Carvalho, Diretor para Assuntos Parlamentares da AMB.

“Estou muito impressionado com este modelo e com a qualidade do Congresso de Medicina Geral da AMB. Estivemos aqui durante os três dias e participamos de várias mesas. Fico feliz, porque estou acostumado a frequentar eventos das especialidades, e ver um encontro como este, que integra todas elas, é um avanço para a saúde. Parabéns à AMB, não apenas por este evento, mas por todas as iniciativas que pudermos ver no vídeo institucional, que também me impressionaram profundamente, especialmente pela retomada do papel da instituição na busca pela melhoria da formação médica no país”, destacou o Ministro da Saúde.

Zé gotinha, personagem da campanha do governo federal pela vacinação, fez uma participação especial entrando na sala do evento enquanto Padilha discursava. O Ministro o apresentou lembrando que “ele não é médico, mas ele faz muito pela saúde do país”, e aproveitou para alertar sobre o surto mundial de sarampo, com casos sendo identificados pelo país, e a importância da vacinação. “Não neguem aos seus filhos o direito que seus pais não te negaram”.

Dr. Fernandes, presidente da AMB, iniciou sua fala agradecendo a presença do Ministro Padilha. “Quero destacar que o ministério tem nos ajudado muito recebendo nossa visão crítica, por exemplo, recentemente participamos do lançamento do projeto “Mais Especialistas”, sempre oferecendo nosso endosso com propósito contributivo. Sua presença dignifica nosso evento”.

Em seguida, destacou a singularidade do Congresso: “Não há, no mundo, nenhum congresso com esse delineamento, algo extremamente valioso àquilo a que se propõe. Um evento jovem que, já em sua terceira edição, reuniu cerca de 2.500 médicos congressistas e contou com a participação de 440 professores convidados”. Ao encerrar, o anfitrião projetou o futuro da iniciativa com entusiasmo: “Estou muito satisfeito com tudo o que vivenciamos aqui e quero concluir fazendo uma previsão: seremos o maior congresso médico do Brasil, o congresso de todo médico brasileiro”.

Todos os demais convidados da mesa tiveram a oportunidade de um breve discurso e se dedicaram a agradecer e elogiar a realização do congresso, além de reforçar a importância do médico generalista e como o foco na formação desse profissional é uma alavanca para a melhoria da qualidade da saúde pública do país. Como o Dr. Lutaif, ao destacar: “estamos aqui porque acreditamos no trabalho que a AMB vem realizando nos últimos anos. Neste Congresso, ao longo de três dias, nos encontramos com o Brasil, um evento de força inimaginável, com uma programação científica que contribui diretamente para aquilo que cada profissional considera mais essencial na formação e atuação do médico generalista”.

Reconhecimento dos trabalhos científicos

Parte da solenidade foi dedicada ao reconhecimento da produção científica, com a premiação dos trabalhos de maior destaque entre as centenas de pesquisas inscritas por estudantes, pesquisadores e profissionais da área médica, nas mais diversas especialidades. Os resultados foram apresentados ao longo do evento por meio de apresentações orais e também em formato de pôsteres, com os três melhores em cada um dos dois formatos recebendo seus prêmios durante a cerimônia.

Confira abaixo os trabalhos vencedores do 3º Congresso de Medicina Geral da AMB:

Melhor Tema Livre Oral

1º lugar: Análise de correlação espacial entre desmatamento e óbitos infantis em terras indígenas (2019-2023)

Autores: Raquel Porto Mendanha, Felipe Alves Pina, Mariana Casale De Andrade, Ana Julia Casale De Andrade, Julia Fernandes De Carli, Edinéia Melo Hoffmann, Rangel Bandeca Rodrigues, Érico De Carvalho Abdala, Amanda Oliva Spaziani; da Universidade Brasil (Fernandópolis/SP – Brasil).

2º lugar: Cibercondria: a ansiedade gerada pela internet como fonte de informaçao em saúde e o impacto no desfecho do tratamento em crianças com doenças colorretais

Autores: Mayara Souza Ribas Castor, Anna Carolina Vale Costa, Wellen Cristina Canesin, Fabio Antonio Perecim Volpe; do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/SP – Brasil).

3º lugar: Engenharia biomédica como ferramenta para avaliar a evolução de feridas crônicas na atenção primária à saúde

Autores: Fernanda Moreira Costa, Victória Luiza Macedo Miranda Baldim, Bianca Alvissus Camargo Santos Pereira, Giovanni Alvissus Camargo Giampauli, Willians Principe Fernandes; da Faculdade De Ciências Médicas De São José Dos Campos (São José dos Campos/ SP – Brasil).

Melhor Tema Livre Pôster

1º lugar: Superexpressão de versican como um novo biomarcador no diagnóstico do câncer de mama.

Autores: Pedro José Correia Ferraz, Giovana Passeti Andrade da Silva, Luiza Napolitano de Arruda, Maria Aparecida Silva Pinhal e Carina Mucciolo Melo; do Centro Universitário FMABC (Santo André/SP – Brasil).

2º lugar: Impacto da poluição industrial no desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica: uma revisão sistemática da literatura.

Autores: Gabriel Tieppo Goncalves Camacho, Victoria Natalia Oliveira Artuzo, Alessandra Cristina Guedes Pellini; da Universidade Nove de Julho (São Paulo/SP – Brasil).

3º lugar: Análise dos óbitos e cobertura vacinal no contexto de meningite bacteriana no brasil na população pediátrica nos anos de 2014 e 2024.

Autores: Rebeca Silva Pedreira Martin, Lavinia Yara Nicolas Barbosa, Isabella Camargo Garcia, Gabriela San Juan Grubisici Araujo Rodrigues; da Universidade Nove de Julho (São Paulo/SP – Brasil).

A solenidade foi encerrada com a apresentação do vídeo institucional que já antecipa a edição de 2026 do Congresso de Medicina Geral da AMB.