Destaques da Semana (08/05 a 12/05)
Esta semana, no Senado Federal, a Comissão Mista da Medida Provisória que relançou o programa Mais Médicos fará sua primeira reunião na terça-feira (9), às 14h30. Na ocasião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado.
A Comissão de Assuntos Políticos realizará reunião deliberativa na quarta-feira (10), às 9h, para discussão e votação de propostas legislativas. Consta na pauta o PLC 130/2018, do deputado Federal Weverton (PDT/MA), que dispõe sobre a realização de exames em gestantes. O relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou parecer favorável.Consta ainda, o RQS 36/2023, do senador Weverton (PDT-MA), que requer a realização de audiência pública, com o objetivo de debater a importância da aposentadoria especial para o trabalhador brasileiro.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania realizará reunião deliberativa na quarta-feira (10), às 09h30, para discussão e votação de propostas legislativas. Consta na pauta o PL 2641/2019, do senador , que acrescenta o art. 15-A à Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, para estabelecer requisitos para a compra de equipamentos usados em procedimentos diagnósticos ou terapêuticos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O relator, senador Fabiano Contarato (PT-ES), apresentou substitutivo.Consta ainda, o PL 1746/2019, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que dispõe sobre a responsabilidade sanitária dos entes federados no Sistema Único de Saúde (SUS). O relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), apresentou parecer favorável com emendas.
Na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial sobre Violência Obstétrica e Morte Materna realizará audiência pública nesta terça-feira (9), às 15h, para debater sobre “Formas de enfrentamento aos índices de violência obstétrica e morte materna no Brasil”. Em seguida está prevista a deliberação dos seguintes requerimentos: REQ 12/2023, das deputadas Any Ortiz (CIDADANIA-RS) e Silvye Alves (UNIÃO-GO), que requer a realização de audiência pública para debater sobre violência obstétrica e as taxas de morte materna no Brasil e ouvir as experiências exitosas do Ministério Público do Estado de Goiás e Santa Catarina. REQ 13/2023, do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), que requer a realização de Audiência Pública para discutir o conceito de violência obstétrica e morte materna e a busca de alternativas para assistência hospitalar de qualidade na hora do parto no Brasil. REQ 14/2023do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), que requer a realização de Seminário em uma capital de cada Região do país para discutir a violência obstétrica e morte materna , sendo a cidade de Campo Grande escolhida para representar o Centro Oeste.
A Comissão de Saúde realizará audiência pública na terça-feira (9), às 10h, para debater sobre a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Na quarta-feira (10), a comissão realizará o evento técnico às 08h, Diáloco com Saúde: Palestra com exposição do tema do Financiamento em Oncologia. Ainda na quarta-feira (10), às 09h, a comissão receberá o Ministro das Cidades, Sr. Jader Barbalho Filho, para prestar informações sobre o saneamento básico no Brasil, em atendimento ao Requerimento nº 69/2023, da Deputada Adriana Ventura (NOVO/SP).
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizará audiência pública na terça-feira (9), às 13h, para debater às Políticas públicas para pessoas com TEA e PL 348/22. Ainda na terça-feira (9), às 15h, a comissão realizará reunião deliberativa, para discussão e votação de propostas legislativas. Consta na pauta os seguintes requerimentos: REQ 11/2023, do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), que requer a realização de Audiência Pública para debater o ’Uso Medicinal do Canabidiol’. REQ 12/2023, do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que se prorrogue a vigência da Resolução de Diretoria Colegiada nº 357/2020 por, no mínimo, mais 12 meses para que não impacte o acesso à tratamento de pacientes que dependam da entrega domiciliar de medicamentos controlados por programas de saúde pública e por estabelecimentos privados. REQ 13/2023, do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que requer à Ministra da Saúde, no âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informações acerca da continuidade da norma temporária (RDC 357/2020) referente a entrega domiciliar de medicamentos controlados.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania realizará reunião deliberativa, nesta terça-feira (9), às 14h30, para discussão e votação de propostas legislativas. Consta na pauta o PL 589/2021, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), que altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, para dispor sobre o controle da qualidade de medicamentos no período pós-comercialização, e a Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, para tornar obrigatório que os estudos de bioequivalência de medicamentos sejam realizados em laboratórios habilitados para essa finalidade. A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.Consta ainda o PL 4274/2020, de autoria do deputado Ney Leprevost (PSD-PR), que institui a prática do ’teste do bracinho’ nas consultas pediátricas em crianças a partir de 3 (três) anos de idade conforme especifica. O relator, deputado Diego Garcia (REPUBLIC-PR), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, na forma do Substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família, que saneia inconstitucionalidade.Consta também o PL 1108/2021, do deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), que acrescenta o inciso IV, no art. 5º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para determinar a realização de campanhas permanentes sobre os riscos da automedicação. O relator, deputado Marangoni (UNIÃO-SP), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, com emenda de técnica legislativa, e do Substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família, com subemenda de técnica legislativa.
A Comissão Especial destinada a acompanhar as Ações de Combate ao Câncer no Brasil realizará, nesta terça-feira (9), às 15h, reunião deliberativa para apresentação do Plano de trabalho e votação de requerimentos.
A Comissão de Educação realizará reunião deliberativa na quarta-feira (10), às 09h30, para discussão e votação de propostas legislativas. Consta na pauta o REQ 93/2023, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que requer o a realização de audiência pública destinada a discutir o Projeto de Lei nº 114/2016, que regulamenta o exercício da profissão de Quiropraxista.
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família realizará reunião deliberativa na quarta-feira (10), às 14h, para discussão e votação de propostas legislativas. Consta na pauta o PL 2113/2020, da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para determinar que o seguro de assistência médica ou hospitalar, bem como o seguro de vida ou de invalidez permanente, inclusive o já celebrado, não pode conter restrição de cobertura a qualquer doença ou lesão decorrente da emergência de saúde pública de que trata a referida Lei.A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), apresentou parecer favorável.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizará reunião deliberativa na quarta-feira (10), às 13h, para discussão e votação de propostas legislativas. Consta na pauta o REQ 14/2023, do deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), que requer a realização do Fórum Intercâmbio de conhecimento em complicações do Diabetes.
Na Comissão de Defesa do Consumidor será realizada reunião na quarta-feira (10). Poderá ser votado o Requerimento 27/2023, de autoria do deputado Duarte (PSB-MA), que propõe a realização de audiência pública para debater sobre a alteração na Lei dos Planos de Saúde, proposta pelo Projeto de Lei 7419/2006.
O Grupo de trabalho sobre o Sistema Tributário Nacional (PECs 45/2019 e 110/2019) promove reunião restrita aos membros na quarta-feira (10), às 10h, com Rita de la Feria, especialista em processos de reforma tributária, professora catedrática de Direito Tributário na Universidade de Leeds, Inglaterra. No mesmo dia, às 14h30, o GT recebe o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para debater sobre os efeitos positivos da reforma no desenvolvimento e assistência social. Já na quinta-feira (11), às 09h30, será realizado debate abordando o impacto da reforma tributária.
O Plenário promove sessão deliberativa na terça-feira (09), às 13h55. Consta na pauta, o requerimento 986/2023, que solicita urgência na votação do Projeto de Lei 396/2023, que cria o Programa Nacional de Prevenção da Depressão e institui o Dia Nacional da Conscientização sobre a Depressão.
Executivo
A Anvisa realiza reunião da Diretora Colegiada na quarta-feira (10), às 09h30. Na pauta, consta a proposta de Resolução sobre a realização de investigações clínicas com dispositivos médicos no Brasil. Acesse a pauta
Na quarta (10) e quinta-feira (11), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza reunião. Entre os itens pautados, os conselheiros irão deliberar acerca das demandas da 17ª Conferência Nacional de Saúde e da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. Acesse a pauta
Na quinta-feira (11), às 15h, a Anvisa irá realizar webinar para apresentar ao setor regulado da área de medicamentos o fluxo de avaliação de qualificação de impurezas e produtos de degradação.
Na sexta-feira (12), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoverá audiência pública cujo objetivo é debater a recomendação preliminar desfavorável à incorporação ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde do Cloridrato do ponatinibe, para tratar pacientes com leucemia mieloide crônica.OUTROS DESTAQUES
Câmara dos Deputados
Nesta semana, estão previstas as participações de ministros em comissões da Casa: Jader Filho, Ministro das Cidades, na Comissão de Saúde; Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, na de Meio Ambiente; Cida Gonçalves, Ministra das Mulheres, na Comissão dos Direitos da Mulher; e Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, na Comissão Especial da Reforma Tributária.
As Comissões da Câmara poderão deliberar sobre projetos para criar o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher (CNPC Mulher), e para estabelecer a obrigatoriedade da disponibilização de cardápio em Braille por bares, lanchonetes e restaurantes.
Constam ainda em pauta os requerimentos para a realização de Audiência Pública para debater o ’Uso Medicinal do Canabidiol’; realização de audiência pública para discutir o combate à violência contra as escolas e na sociedade, incentivada pelo consumo de material, principalmente em plataformas de jogos online, que estimule comportamentos violentos com base em mensagens de ódio, articulação criminosa para incitação a ataques, desinformação, preconceito de classe, gênero e raça; e, a realização de Audiência Pública para debater o acesso de crianças e adolescentes a sites violentos, inadequados e ilegais.
Na quinta-feira (11), às 09h30, o Grupo debate sobre o impacto da reforma tributária, com diversas entidades de representação. Confira os convidados.
A Comissão de Turismo debaterá na quarta-feira (10), sobre o Impacto da reforma tributária no turismo. Já a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, debate sobre o ingresso do Brasil na OCDE.
Senado FederalA Comissão de Relações Exteriores promove debate com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), sobre possíveis alterações acionárias da Empresa Braskem S.A., empresa global no setor de petroquímica, cuja atividade causou o afundamento de cinco bairros residenciais.
Estão previstas as participações de ministros em comissões da Casa: Flávio Dino (Justiça); Simone Tebet (Planejamento); e, Mauro Vieira (Relações Exteriores).
A Comissão Mista aprecia o relatório da Medida Provisória 1164/2023, que trata da recriação do programa Bolsa Família.
Poderá acontecer a instalação e eleição de presidente e vice-presidente da MP 1165/2023, que traz nova versão do programa Mais Médicos.
Em Comissão poderá ser deliberado projeto sobre a fruição do passe livre, por pessoa com deficiência, no transporte de passageiros sob responsabilidade da União.
Palácio do PlanaltoNa terça-feira (9), o Presidente Lula participa de cerimônia de inauguração da linha de produção do caça Gripen, da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.565, que baixa os valores da taxa de fiscalização dos cronotacógrafos após a primeira aferição, cobrada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Foi sancionada também a Lei 14.568, de 2023, que incentiva empresas e pessoas físicas a patrocinar projetos de música erudita, instrumental ou regional por meio da Lei Rouanet.
JudiciárioEstá previsto para esta segunda-feira (8) o depoimento à Polícia Federal do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, no inquérito que apura a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o segundo turno das eleições de 2022.
Nesta segunda-feira (8), termina o julgamento em plenário virtual do STF da terceira leva de denunciados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Nessa rodada, 250 casos são analisados.