RELATÓRIO DA REUNIÃO DO NAP DO DIA 11/09/2025
PRESENTES: DR. Luciano Carvalho, Diretor de Assuntos Parlamentares da AMB e Coordenador do Nap e Senhor Napoleão Salles, Assessor Parlamentar.
PRESENTES ONLINE: Dr. Luiz Carlos Sobania da Ortopedia e Dra. Raquel da Genética Médica.
DESTAQUES DO DIA ABERTOS PARA A MESA
- APRESENTADO PARECER FAVORÁVEL AO PROJETO QUE PRETENDE ACEITAR AS PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS REALIZADAS POR ENFERMEIROS DEVIDAMENTE HABILIDADOS. A deputada Enfermeira Ana Paula apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 1760/25 para dispor sobre a obrigatoriedade de aceitação, pelas farmácias vinculadas às unidades de saúde do Sus, das prescrições de medicamentos realizadas por enfermeiros na CSAUDE.
- CANCELADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER SOBRE OS IMPACTOS DO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS NA SAÚDE E PARA A SOCIEDADE COM PARTICIPAÇÃO DA AMB.
- APRESENTADO SUBSTITUTIVO AO PROJETO QUE VISA TIPIFICAÇÃO PENAL DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. A matéria aguarda apreciação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados (PL 1763/25).
- RELATOR DO “AGORA TEM ESPECIALISTAS” APRESENTA PARECER COM AJUSTES NO PROGRAMA. O relator Senador Otto Alencar da MP 1301/25 apresentou parecer favorável, com ajustes no programa.
- NOVA LEI DE PESQUISA CLÍNICA PODE INCLUIR 286 MIL NOVOS BRASILEIROS EM ESTUDOS DE MEDICAMENTOS CONFORME LEVANTAMENTO INÉDITO. O estudo foi feito pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – INTERFARMA, que aponta a nova lei (14874/24) a qual determina como devem ser feitas as pesquisas clínicas.
FORAM ANALISADOS OS SEGUINTES PROJETOS
PL 3872/25 que estabelece a obrigatoriedade da prestação de cirurgia reconstrutiva de lábio leporino ou fenda palatina pelo SUS para incluir a realização de exames para detecção dessas anomalias em bebês. Considerado pertinentes e deliberado enviar para a Pediatria.
PL 3354/25 que cria o “Dia Nacional da Diálise”.
Considerado pertinente e deliberado enviar para a Nefrologia.
PL 3250/25 que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa com “Síndrome de Wolf-Hirschhorn” e dá outras providências. Para monitorar e enviar para Pediatria e Genética Médica.