AÇÃO DA SBOT CONSCIENTIZA SOBRE CUIDADOS COM OS IDOSOS

AÇÃO DA SBOT CONSCIENTIZA SOBRE CUIDADOS COM OS IDOSOS

Com foco na prevenção de acidentes envolvendo idosos com mais de 65 anos, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) criou uma campanha para conscientizar sobre prevenção de quedas. A ação, intitulada “Presenteie o seu bom velhinho com uma vida segura. Proteção e saúde para os idosos”, tem como garoto propaganda o Papai Noel.

O presidente da Comissão de Campanhas Públicas da SBOT, Sandro Reginaldo, afirma que o objetivo do trabalho é orientar e alertar a população sobre os riscos que as quedas representam para a saúde e as consequências para as pessoas idosas.

A AMB mantém uma comissão especial de Prevenção a Acidentes Domésticos que também tem como foco esse tipo de ocorrência. O presidente da AMB, Lincoln Ferreira, elogiou a iniciativa da sociedade. “O idoso tem peculiaridades específicas. Promover ações como esta é nosso dever para ajudar a preservar a saúde e a qualidade de vida dos mais velhos”, disse o presidente.

De acordo com o Ministério da Saúde, a queda é um evento muito comum e devastador em idosos. Estima-se que um a cada três indivíduos com mais de 65 anos sofram quedas recorrentes e um em 20 entre os que se acidentaram sofrem fraturas ou necessitam de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%.

No site da SBOT existem dicas de como evitar tombos envolvendo os idosos.