AÇÃO DA SBOT CONSCIENTIZA SOBRE CUIDADOS COM OS IDOSOS

Com foco na prevenção de acidentes envolvendo idosos com mais de 65 anos, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) criou uma campanha para conscientizar sobre prevenção de quedas. A ação, intitulada “Presenteie o seu bom velhinho com uma vida segura. Proteção e saúde para os idosos”, tem como garoto propaganda o Papai Noel.

O presidente da Comissão de Campanhas Públicas da SBOT, Sandro Reginaldo, afirma que o objetivo do trabalho é orientar e alertar a população sobre os riscos que as quedas representam para a saúde e as consequências para as pessoas idosas.

A AMB mantém uma comissão especial de Prevenção a Acidentes Domésticos que também tem como foco esse tipo de ocorrência. O presidente da AMB, Lincoln Ferreira, elogiou a iniciativa da sociedade. “O idoso tem peculiaridades específicas. Promover ações como esta é nosso dever para ajudar a preservar a saúde e a qualidade de vida dos mais velhos”, disse o presidente.

De acordo com o Ministério da Saúde, a queda é um evento muito comum e devastador em idosos. Estima-se que um a cada três indivíduos com mais de 65 anos sofram quedas recorrentes e um em 20 entre os que se acidentaram sofrem fraturas ou necessitam de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%.

No site da SBOT existem dicas de como evitar tombos envolvendo os idosos.

Compartilhar em: