AMB apoia a iniciativa do CBC sobre o pedido para a revisão da nomenclatura de “erro médico” nas ações judiciais
A Associação Médica Brasileira, por intermédio do presidente César Eduardo Fernandes, reitera apoio integral à iniciativa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões de levar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido oficial para a revisão do conceito e da nomenclatura de “erro médico” nas ações judiciais indenizatórias em todo o território nacional.
De acordo com o presidente do CBC, TCBC Luiz Carlos von Bahten, o pleito tem como pilares a preocupação com a segurança dos pacientes e com a valorização ética e profissional dos cirurgiões e demais médicos brasileiros. É entendimento do Colégio que a revisão da nomenclatura de “erro médico” é caminho do equilíbrio contratual, em resposta ao avanço desmedido da judicialização.
Hoje, lamentavelmente, mesmo antes de julgamento definitivo e do veredicto, espalham-se “erros médicos inverídicos”, maculando os nomes e os cpfs dos profissionais de medicina. A solicitação é que a nomenclatura mude para efeitos adversos.
Assista ao vídeo do presidente da AMB.