AMB na comemoração dos 90 anos da Associação Médica do Paraná – AMP - AMB

AMB na comemoração dos 90 anos da Associação Médica do Paraná – AMP

Os 90 anos de fundação da Associação Médica do Paraná foram comemorados no último sábado (8), na sede da entidade, em Curitiba, com a presença da diretoria, dos presidentes das regionais no estado, autoridades e dirigentes de outras entidades médicas em nível nacional, entre eles os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes; da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, e da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Gerson Junqueira Junior, além de representantes de cooperativas médicas, patrocinadores e centenas de associados. Os convidados foram recebidos pelo presidente da AMP, Nerlan Carvalho; o vice-presidente, José Fernando Macedo, também presidente da universidade corporativa da AMP, e demais diretores.

A solenidade foi aberta com uma benção do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Diamantino Prata de Carvalho, que destacou a história da AMP nas suas nove décadas de existência, desejando o empenho e o envolvimento das gerações futuras para a continuidade do trabalho. “Vamos agradecer por todos esses anos de lutas, de conquistas e de muita seriedade na defesa da vida, da saúde e da dignidade humana”, afirmou.

Dr. Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, presidente da AMP, entrega troféu comemorativo ao presidente da AMB, César Eduardo Fernandes.

Farol de excelência e inovação

O vice-presidente da AMP e presidente da universidade corporativa da entidade, também diretor de Defesa Profissional da AMB, José Fernando Macedo, passou sua mensagem aos convidados, contando ter orgulho de participar da história da associação, da qual faz parte há 40 anos, desde 1983, tendo ocupado a presidência por dez anos, além de outros importantes cargos. “Posso dizer que, assim como a medicina em minha família, a AMP é parte fundamental da minha vida. Para mim, a vida de um homem não é definida por suas vitórias e derrotas. É definida pelas causas que defende. Que continuemos defendendo essa bela e necessária causa, trazendo mais colegas a se juntarem a nós, especialmente os mais jovens”, conclamou.

O presidente da Academia Paranaense de Medicina e 2º vice-presidente da AMB, Jurandir Marcondes Ribas Filho, também lembrou de sua longa trajetória na AMP, desde 1985, já tendo ocupado a presidência e outras diretorias. “Nesta noite, de grande significado para todos nós, o sentimento é de alegria plena e incondicional de juntos reiterarmos nosso coração à Associação Médica, pelos seus benefícios e proteção à classe médica, e as futuras defesas que por certo fará”, ressaltou, parabenizando a diretoria, colaboradores da entidade e associados.

Respeito dos pares

Em seu pronunciamento, o presidente da AMB, César Fernandes, salientou o privilégio de representar a entidade nacional no evento. Ele parabenizou, inicialmente, o trabalho realizado pelo diretor de Defesa Profissional, José Fernando Macedo, relativo à reforma tributária, evitando uma condição prejudicial para a classe na tributação. Ressaltou também o trabalho de Nerlan Carvalho na presidência da AMP e como membro do Conselho Fiscal da AMB, assim como de Jurandir Ribas, na 2ª vice-presidência.

Fernandes enfatizou a grandiosidade da cerimônia, com a presença de colegas de várias regiões do país, mostrando o respeito dos pares, e falou da relevância de se fazer reflexões. “Nós não vivemos tempos fáceis. Vivemos um desafio no ensino, na residência médica e no modelo associativo. Nós precisamos nos unir, pegar exemplos bem sucedidos, como o da Associação Médica do Paraná, e tentar fazer um modelo que nos fortaleça e nos dê representatividade para que repetidamente possamos falar em nome de todos os médicos”, disse.

Para ele, a AMP é um patrimônio não apenas dos médicos paranaenses, mas da sociedade como um todo.

No discurso de encerramento da solenidade, o presidente da AMP, Nerlan Carvalho, salientou a importância de se preservar a história, informando a respeito do lançamento de um selo comemorativo dos 90 anos, assim como da edição de um livro sobre a trajetória da entidade, com características atuais de interatividade, como QRCodes. A publicação foi entregue a todos os convidados.

Sobre a atuação da AMP, ressaltou posicionamentos firmes e inegociáveis, como a não flexibilização do Revalida, a não criação de mais escolas de medicina e contra a exploração do trabalho médico. “Queremos médicos bem formados; escolas que ofereçam professores qualificados; uma carreira de estado para médicos, com estrutura e condições de trabalho; estar representados e ouvidos nas esferas federal, estadual e municipal”, pontuou, acrescentando que é necessário descontruir o rótulo de que a classe é corporativista, quando, na verdade, busca a qualificação e melhor atendimento à saúde da população.

Para o futuro, avaliou que depende de se falar a linguagem do jovem, de mostrar a importância do associativismo como defesa da profissão, de se buscar incansavelmente a qualidade na formação médica, e de prestar serviços aos médicos, sempre buscando responder a seguinte pergunta: o que a Associação Médica faz por mim?

Finalizou agradecendo aos colaboradores da AMP, aos patrocinadores e à esposa, Dora, pela contribuição da organização de eventos da entidade.

Homenagens

Um vídeo com detalhes da trajetória da AMP e diversos depoimentos também foi apresentado aos presentes. Além da AMB, troféus comemorativos foram entregues pela AMP aos representantes da Unimed Paraná, Unimed Curitiba, Sul Previdência, Unicred, Grupo Servopa, Gráfica Capital, Wine Finder e Simme Estacionamento, patrocinadores das festividades dos 90 anos.

Entre os demais convidados da cerimônia, estavam presentes o desembargador José Américo Penteado, do Tribunal de Justiça do Paraná; o secretário-geral da AMB, Antônio José Gonçalves; o 1º tesoureiro da AMB, Akira Ishida; o 2º tesoureiro da AMB, Fernando Tallo; o vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, João Sobreira de Moura Neto; o diretor de Finanças da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Breno Acauan Filho, e dirigentes de sociedades de especialidades.