Dois importantes projetos, Anticalote e Competências, são detalhados às Sociedades e Federadas durante Conselho Deliberativo – AMB

Dois importantes projetos, Anticalote e Competências, são detalhados às Sociedades e Federadas durante Conselho Deliberativo

Outro momento importante, durante o primeiro dia de reunião, do Conselho Deliberativo em Gramado (RS), foi a apresentação realizada pelo diretor e segundo tesoureiro da AMB, Fernando Tallo sobre os projetos Anticalote e de Competências.

O Projeto Anticalote atua com três objetivos básicos:

  1. Mapear problemas relacionados à falta ou ao atraso de pagamento enfrentados pelos médicos de todo o país.
  • Definir estratégias para oferecer informações e assistência aos médicos que sofrem calotes, combatendo tais injustiças.
  • Atrair médicos generalistas e recém-formados para se engajarem na vida associativa

“Observamos, que casos de calote e atraso nos pagamento de plantões estão se tornando progressivamente mais frequentes no país. As denúncias oficiais são escassas e muitos infratores saem impunes, transferindo o ônus à classe médica. Os valores devidos chegam às dezenas de milhares de reais, por médico que sofreu calote”, explicou Tallo.

Ele detalhou que a AMB e a APM desenvolveram um formulário específico, que já está sendo amplamente divulgado para os médicos,  com o intuito de dimensionar essa situação e definir estratégias para orientar as vítimas de calotes quanto às suas opções de ação e tomar providências em casos de impacto coletivo, cobrando respostas e ações das instituições envolvidas.

O departamento jurídico da AMB fará a análise de todos os dados compilados e definição dos encaminhamentos devidos e orientações básicas.

O formulário pode ser acessado pelo link abaixo: https://lp.rlkpro.com/l/vIyz33ABF1160


Projeto Competências

Fernando Tallo também apresentou às Sociedades e às Federadas o Projeto Competências, que tem como objetivo principal criar um documento que liste as habilidades práticas essenciais que os estudantes de medicina devem possuir ao final da graduação.

A ideia é explorar um consenso através de um painel de especialistas de educação médica

“Foram realizadas três rodadas, uma delas com um envio de um piloto para 2 mil especialistas, a segunda, com mais de 60 reuniões realizadas com representantes das sociedades, grupos e comissões e por fim uma terceira com cada sociedade efetuando um disparo de link para 40 especialistas das áreas”, detalhou Tallo.

As próximas etapas consistem na recepção das listas das sociedades de especialidades, aplicação do método Delphi e análise de dados e redação do documento final.

Assessoria de Comunicação da AMB